As pesquisas no âmbito do LaPEFil se desenvolvem, prioritariamente, em torno de três linhas, quais sejam:

Ensino de Argumentação Lógica e Ciências.

As pesquisas desta linha têm como objetivo pensar e articular conteúdos e metodologias de Argumentação Lógica e Filosofia da Ciência para a Educação Básica e, eventualmente, para a Educação Superior. Pretende-se investigar e discutir os fundamentos lógicos e epistemológicos do conhecimento científico e suas consequências no âmbito do ensino de Filosofia e Ciências, bem como o desenvolvimento de sugestões de aulas, atividades e materiais didáticos.

O Ensino de Filosofia e suas interfaces com as Artes e Humanidades.

Propõe investigar o Ensino de Filosofia em sua interface com as Artes e Humanidades, a partir de uma práxis filosófica permeada pelo contato com diferentes modalidades de expressão. Objetiva viabilizar tanto pesquisas teóricas, que favoreçam a compreensão dos fundamentos subjacentes ao ensino filosófico das áreas mencionadas e que colaborem com o ensino de filosofia fomentado por temas cuja natureza não é disciplinar, quanto pesquisas experimentais que subsidiem a prática desse ensino.

Fundamentos do Ensino de Filosofia.

O propósito desta linha é pesquisar os fundamentos teóricos do Ensino de Filosofia, explorando a intrínseca relação entre a identidade e a didática da Filosofia e tomando o Ensino de Filosofia como problema filosófico. Discutir-se-ão, pois, a identidade da Filosofia e do filosofar, a função e a finalidade da Filosofia como disciplina, as relações entre Filosofia e Educação, os diferentes significados do ensinar-aprender Filosofia e o ensino de filosofia como intervenção filosófica.

O espelho do grupo no CNPq pode ser consultado no seguinte endereço: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6222362969860982