2012

ALMEIDA JÚNIOR, J. B. Os Eixos de Organização dos Conteúdos e a Problematização no Ensino de Filosofia. Linhas (Florianópolis. Online), v. vol. 1, p. 24-39, 2012. Link: http://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2719/2053

ASPIS, R. P. L. Criar saídas e um ensino de filosofia. ETD. Educação Temática Digital, v. 14, p. 199-215, 2012. Link: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1247/pdf

BIESDORF, R. K.; MAAMARI, Adriana Mattar. Contribuições de Gramsci e Freire à educação. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional (Curitiba. Online), v. 7, p. 139-154, 2012. Link: https://seer.utp.br/index.php/a/article/view/1012/718

CORREIA, W. F.; GALLO, S. A Filosofia no Ensino Médio: a favor da “Filosofia que chega depois”. Filosofia e Educação, v. 4, p. 96-112, 2012. Link: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635440/3233

DUTRA, Jorge da Cunha; GALLO, S. DEL PINO, Mauro Augusto Burkert. O diálogo entre os saberes no currículo de Filosofia do Ensino Médio: obstáculos e avanços. Teoria e Prática da Educação, v. 15, p. 95-105, 2012. Link: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/25491/pdf_35

FLOR DO NASCIMENTO, Wanderson. Outras vozes no ensino de filosofia: o pensamento africano e afro-brasileiro. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, v. 18, p. 74-89, 2012. Link: http://periodicos.unb.br/index.php/resafe/article/view/4524/4126

GALEFFI, D. A. O papel da filosofia na formação docente. Diálogos Possíveis (FSBA), v. 2, p. 27-36, 2012.

GALLO, S. Anarquismo e Educação: os desafios para uma pedagogia libertária hoje. Política & Trabalho (UFPB. Impresso), v. 36, p. 169-186, 2012. Link: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/politicaetrabalho/article/view/12869/7424

GALLO, S. Imagens do Outro na Filosofia: o desafio da diferença. ETD: Educação Temática Digital, v. 14, p. 160-178, 2012. Link: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1250/pdf

GALLO, S. Governamentalidade democrática e ensino de filosofia no Brasil contemporâneo. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso), v. 42, p. 48-64, 2012. Link: http://www.scielo.br/pdf/cp/v42n145/05.pdf

GALLO, S. Educação, devir e acontecimento: para além da utopia formativa. Educação e Filosofia (UFU. Impresso), v. 26, p. 41-72, 2012.

GARCIA, A. V.; GELAMO, R. P. Repensando o lugar da representação, da transmissão e da experiência no ensino da Filosofia. Filosofia e Educação, v. 4, p. 46-63, 2012. Link: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635437/3230

GRISOTTO, A. Ensino Médio: manuais voltados para o ensino de filosofia. Filosofia e Educação, v. 4, p. 113-158, 2012. Link: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635441/3234

GRISOTTO, A. Filosofia da diferença: apontamentos em torno da aprendizagem do pensamento em filosofia. ETD: Educação Temática Digital, v. 14, p. 160-178, 2012. Link: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1246/pdf

HENNING, L. M. P. Saberes necessários a um educador-pesquisador-filósofo. Linhas (Florianópolis. Online), v. 13, p. 108-122, 2012. Link: http://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2723/2079

HORN, Geraldo Balduino; VIEIRA, W. J. Retrato atual do ensino de Filosofia e do uso do texto clássico de filosofia nas escolas públicas do Paraná. Dialogia (UNINOVE. Impresso), v. 13, p. 1-12, 2012. Link: http://periodicos.uninove.br/index.php?journal=dialogia&page=article&op=view&path%5B%5D=2751&path%5B%5D=2106

HORN, Geraldo Balduino; VALESE, R. O Texto Filosófico nas Aulas de Filosofia do Ensino Médio: Análise e Proposição a Partir da Experiência Paranaense. Filosofia e Educação, v. 4, p. 10-25, 2012. Link: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635442/3235

HORN, Geraldo Balduino; JUNKES, D.; Tesser, G. J. A Filosofia e seu ensino na uma perspectiva da teoria crítica. Educar em Revista (Impresso), v. 46, p. 113-126, 2012. Link: http://www.scielo.br/pdf/er/n46/n46a09.pdf

HORN, Geraldo Balduino. Do ensino da filosofia à filosofia do ensino: contraposições entre Kant e Hegel. Pense Revista Mineira de Filosofia e Cultura, v. 2, p. 3-7, 2012. Link: https://www.researchgate.net/publication/325206689_Do_ensino_da_filosofia_a_filosofia_do_ensino_contraposicoes_entre_Kant_e_Hegel

KOHAN, Walter Omar. A Filosofia e seu ensino como phármakon. Educar em Revista (Impresso), p. 37-51, 2012. Link: http://www.scielo.br/pdf/er/n46/n46a04.pdf

LOPES, Robson Carlos; HENNING, L. M. P. Problemas, limites e possibilidades da presença da filosofia na educação escolar: as contribuições de Matthew Lipman. Childhood & Philosophy, v. 8, p. 153-177, 2012. Link: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhood/article/view/20742/15078

LORIERI, M. A. A educação entre a tradição e as exigências de inovação: papel do pensamento. Revista FAEEBA, v. 21, p. 229-235, 2012. Link: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/531/433

MATOS, Junot Cornélio. Apresentação e Organização do Vol II, n. 38 da Revista Perspectiva Filosófica – Filosofia: Construindo os caminhos do Ensinar e Aprender. Perspectiva Filosofica (UFPE), v. II, p. 9-164, 2012. Link: https://periodicos.ufpe.br/revistas/perspectivafilosofica/article/view/230207/24445

NASCIMENTO, C. L.L. Locke e o sentido da formação educacional. PERI, v. 4, p. 17-34, 2012. Link: http://www.nexos.ufsc.br/index.php/peri/article/view/870/373

NOGUERA, Renato ou NOGUEIRA JR., R. Denegrindo a educação: um ensaio filosófico para uma pedagogia da pluriversalidade. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, v. 18, p. 62, 2012. Link: https://filosofia-africana.weebly.com/uploads/1/3/2/1/13213792/renato_noguera_-_denegrindo_a_educa%C3%A7%C3%A3o._um_ensaio_para_uma_pedagogia_da_pluriversalidade.pdf

PAGNI, P. A. Os elos entre a filosofia e a educação no pensamento de Theodor W. Adorno. Pró-Posições (UNICAMP. Impresso), v. 23, p. 133-157, 2012. Link: http://www.scielo.br/pdf/pp/v23n3/09.pdf

PAGNI, P. A. Das virtualidades do cuidado da infância em Rousseau ao seu pleno governo na arte pedagógica. Filosofia e Educação, v. 4, p. 152-176, 2012. Link: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635429/3222

PIZZI, Laura Cristina Vieira; LIMA, Walter Matias. (Re)Pensando políticas e culturas identitárias no currículo: as contribuições de Foucault. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, v. 18, p. 162-172, 2012. Link: http://periodicos.unb.br/ojs248/index.php/resafe/article/view/7042/5564

RONDON, R. Ensinar filosofia com os “bons livros” como prática de resistência. Linhas, v. 13, p. 73, 2012. Link: http://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2721/2055

TOMAZETTI, E. M.; BENETTI, Cláudia Cisiane. Formação do professor de Filosofia: entre o ensino e a aprendizagem. Revista Diálogo Educacional (PUCPR. IMPRESSO), v. 12, p. 1027-1047, 2012. Link: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/4888/4846
TOMAZETTI, E. M. Produção discursiva sobre ensino e aprendizagem filosófica. Educar em Revista (Impresso), v. 46, p. 83-98, 2012. Link: http://www.scielo.br/pdf/er/n46/n46a07.pdf