2000

GALLO, S. O que é Filosofia da Educação? Anotações a partir de Deleuze e Guattari. Perspectiva (Florianópolis), Florianópolis, v. 18, n.34, p. 49-68, 2000. Link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/10418/9692

KOHAN, Walter Omar. Subjetividade, Educação e Filosofia. Perspectiva (Florianópolis), Florianópolis, SC, v. 18, n. 34, p. 143-158, 2000. Link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/10454/9815

LORIERI, M. A. Aspectos do Instrumentalismo Pragmatista na Teoria do Conhecimento de John Dewey. Cognitio, São Paulo, v. I, p. 46-57, 2000. Link: https://revistas.pucsp.br/cognitiofilosofia/article/view/13398/9933

LORIERI, M. A. Pensamento e reflexão: John Dewey. Psicologia da Educação, São Paulo, v. 10/11, p. 53-81, 2000. Link: https://revistas.pucsp.br/psicoeduca/article/view/41385/27896

PAGNI, P. A. Educação: Ciência ou Arte? Educação: Revista da Associação Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n.101, p. 18-22, 2000.

1999

GALEFFI, D. A. O papel da filosofia no ensino médio: indicador, guardador ou construtor / desconstrutor de lugares? Ágere (UFBA), Salvador – Bahia, v. 1, n.1, p. 183-197, 1999.

GALLINA, Simone Freitas da Silva. Filosofia no Ensino Médio: uma abordagem histórica. Educação (UFSM), Santa Maria, v. 24, p. 95-107, 1999.

GALLO, S. Educação, Ideologia e a Construção do Sujeito. Perspectiva (Florianópolis), Florianópolis, v. 17, n.32, p. 189-207, 1999. Link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/10530/10076

GALLO, S. Os limites de uma educação autogestionária: A experiência da pedagogia institucional. Pro-Posições (Unicamp), v. 8, p. 58-71, 1999.

Link: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644191/11621

KOHAN, Walter Omar. La intimidad de la filosofía con la vida. Relea Revista Latinoamericana de Estudios Avanzados, Caracas, Venezuela, v. 9, p. 47-58, 1999.

ROCHA, R. P. Sobre o ensino de filosofia e didática. Vidya (Santa Maria), Santa Maria, v. 18, n.31, p. 153-162, 1999.

1998

GALLO, S. Subjetividade, Ideologia e Educação. Perspectiva (Florianópolis), v. 16, n.29, p. 133-152, 1998. Link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/10581/10115

GALLO, S. A Educação Pública como função do estado. Comunicações (Piracicaba), v. 5, n.1, p. 5-28, 1998. Link: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1156/658

KOHAN, Walter Omar. Filosofia na Escola. Algo mais do que um projeto. Linhas Críticas (UnB), Brasília, DF, v. 5-6, p. 119-128, 1998. Link: http://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2803/2510

KOHAN, Walter Omar. Filosofía de la Educación. A la busca de nuevos sentidos. Educação e Filosofia, Uberlândia, MG, v. 12, n.24, p. 91-121, 1998. Link: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/847/760

PAGNI, P. A. O ‘Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova’ de 1932: uma reflexão acerca de sua atualidade. Filosofia, Sociedade e Educação (UNESP), Marília, v. II, n.2, p. 47-73, 1998.

SARDI, Sérgio Augusto. Filosofar com crianças. Veritas (Porto Alegre), Porto Alegre, v. 43, n.1, p. 185-192, 1998.

SARDI, Sérgio Augusto. Para filosofar com crianças. Cadernos Linhas Críticas. Unb, Brasília, DF, v. 5-6, p. 31-37, 1998.

1997

GALLINA, Simone Freitas da Silva. Ensino de Filosofia e o Segundo Grau. Educação (UFSM), Santa Maria, v. 22, p. 55-68, 1997.

GALLO, S.O. Repensar a Educação: Foucault. Filosofia, Sociedade e Educação, Marília, v. 1, n.01, p. 93-118, 1997.

GALLO, S. Pedagogia libertária e ideologia: vias e desvios da liberdade. Perspectiva – Revista do Centro de Ciências da Educação, v. 15, n.27, p. 17-34, 1997. Link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/10563/10097

KOHAN, Walter Omar; CERLETTI, Alejandro. Sobre la utilidad de la filosofía en las instituciones educativas. The Wesleyan Graduate Review, Forth Worth, Texas, EUA, v. I, n.1, p. 1-6, 1997. 

OLIVEIRA, Paula Ramos de. Filosofia: um instrumento para a Educação. Multiciência (ASSER), São Carlos – SP, v. 2 n.1, n.1, p. 136-140, 1997.

1996

GALLO, S. O paradigma anarquista em educação. Nuances (UNESP Presidente Prudente), v. II, n.02, p. 09-14, 1996. Link: https://www.nodo50.org/insurgentes/textos/educa/06paradigma.htm

KOHAN, Walter Omar. Filosofia de la Educación. Algunas perspectivas actuales. Aula, Salamanca, Espanha, v. 8, p. 141-151, 1996. Link: https://www.researchgate.net/publication/41555756_Filosofia_de_la_Educacion_Algunas_perspectivas_actuales

LORIERI, M. A. Filosofia para Crianças: alguns pontos para reflexão. Ângulo: Cadernos do Centro Cultural Tereza d´Ávila, Lorena-SP, v. 66, p. 10-15, 1996.

LORIERI, M. A. O sentido do ensino da filosofia. PHILOS. Revista Brasileira de Filosofia no 1o Grau, Florianópolis/SC, v. 5, p. 10-15, 1996.

1995

GALLO, S. Ética, Ciência e Educação na Perspectiva Anarquista. Educação e Filosofia, v. 09, n.18, p. 07-29, 1995. Link: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/996/895

GALLO, S. Do futuro da filosofia na Universidade. Impulso (Piracicaba), v. 9, n.19, p. 131-143, 1995.

LORIERI, M. A. Autonomia escolar e o curso noturno: a construção do projeto coletivo. Idéias/FDE, São Paulo, v. 25, p. 29-44, 1995.

1994

GALLO, S. Ferrer I Guardia e a pedagogia racional: uma educação para a liberdade. Educacio e Historia, v. 01, n.01, p. 41-44, 1994.

GALLO, S. La educacion libertaria como uma pedagogia del riesgo. La Samblea, n.20, p. 09-13, 1994.

GALLO, S. Educação e Interdisciplinaridade. Impulso (Piracicaba), Piracicaba, v. 07, n.16, p. 157-163, 1994.

1993

GALLO, S. Politecnia e Educação: a contribuição anarquista. Pro-Posições (Unicamp), v. 4, n.3, p. 34-46, 1993. Link: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644347/11765

1992

GALLO, S. Educação e Liberdade: A Experiência da Escola Moderna de Barcelona. Pro-Posições (Unicamp), v. 3, p. 14-23, 1992. Link: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644387/11811

LORIERI, M. A. Fundamentos filosóficos da Pedagogia Tradicional. Educação: Reflexão/Transformação, São Paulo, v. 1, p. 07-31, 1992.

1991

GALLO, S. Universidade e terceiro mundo: a mentalidade do subdesenvolvido. Impulso (Piracicaba), v. 5, n.10, p. 43-48, 1991.
LORIERI, M. A. Teorias do Conhecimento e o Filosofar. Aprender a Pensar, Madrid, v. 4, p. 83-91, 1991.