2011

ALMEIDA JÚNIOR, José Benedito. Autonomia e conhecimento nas ciências humanas: o caso da filosofia. Revista da Católica. ISSN: 2175-876X; v. 3, n. 5, 2011, p. 25-33.

ALMEIDA JÚNIOR, J. B. Fundamento Teórico-Metodológico do Ensino de Filosofia. Educação em Revista (UNESP. Marília), v. 12, p. 39-51, 2011. Link: http://revistas.marilia.unesp.br/index.php/educacaoemrevista/article/view/1536

ALMEIDA JÚNIOR, José Benedito. O lugar da filosofia e a filosofia do lugar. Poros (Uberlândia). ISSN: 2175-1455, v. 3, n. 5, 2011, p. 50-63. Link: https://www.academia.edu/7277519/O_LUGAR_DA_FILOSOFIA_E_A_FILOSOFIA_DO_LUGAR_THE_PLACE_OF_PHILOSOPHY_AND_THE_PHILOSOPHY_OF_THE_PLACE

ALVES, Claudia Ximenez; SILVA, Marilda da; OLIVEIRA, Paula Ramos de. Memória, infância e brincar em escritos de Walter Benjamin: Cultura lúdica, processo de formação e prática docente. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 6, p. 46-56, 2011. Link: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5000/4149

ASPIS, R. P. L. Um ensino de filosofia e resistência política e (des)governamentalidade e sub-versões. Educação em Revista (UNESP. Marília), v. 12, p. 169-180, 2011. Link: http://revistas.marilia.unesp.br/index.php/educacaoemrevista/article/view/1546

CEPPAS, Filipe. Desencontros entre ensinar e aprender Filosofia. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, v. 15, p. 44-54, 2011. Link: http://periodicos.unb.br/index.php/resafe/article/view/4409/4022

GALLO, S. Philosophy of Education in Brazil. Bajo Palabra – Revista de Filosofía, v. 6, p. 31-32, 2011. Link: http://www.bajopalabra.es/numeros-anteriores/epoca-n-ii-n-6-ano-2011/item/143-la-filosof%C3%ADa-de-la-educaci%C3%B3n-en-brasil

GALLO, S. D. O.; ASPIS, R. P. L. Revista de Estudos Universitários, v. 37, p. 167-179, 2011. Biopolítica-vírus e educação-governamentalidade e escapar e….

Link: http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/reu/article/view/651/634

GRISOTTO, A. Foucault: contribuições da dimensão ética ao professor. Filosofia e Educação, v. 3, p. 175-193, 2011. Link: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635476/3269

HENNING, L. M. P. Contribuição ao ensino de filosofia no Brasil a partir dos princípios deweyanos. Educação em Revista (UNESP. Marília), v. 12, p. 155-167, 2011. Link: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/educacaoemrevista/article/view/1545

HENNING, L. M. P. El cuidado en la educación: análisis desde la perspectiva lipmaniana. Revista de Artes y Humanidades – UNICA, v. 12, p. 47-61, 2011.

KOHAN, Walter Omar; WOZNIAK, Jason. Filosofia como exercício espiritual na educação de jovens e adultos. Educação em Revista (UNESP. Marília), v. 12, p. 191-206, 2011. Link: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/educacaoemrevista/article/view/1548

KOHAN, Walter Omar; YUING, Tuillang; AVILA, Mariela. La filosofía en situación educativa. Entrevista a Walter Kohan. Paralaje, v. 7, p. 191-200, 2011. Link: http://portalius.org/la-filosofia-en-situacion-educativa-entrevista-con-walter-kohan/

KOHAN, Walter Omar. Childhood, Education and Philosophy: Notes on Deterritorialisation. Journal of Philosophy of Education (Print), v. 45, p. 339-357, 2011. Link: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1467-9752.2011.00796.x

LOPES, R. B. Da configuração antropológica da filosofia ao pensamento do acontecimento: devir, infância e educação. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, v. 16, p. 89-108, 2011. Link: http://periodicos.unb.br/index.php/resafe/article/view/4442/4056

LOPES, R. B. Da configuração antropológica da filosofia ao pensamento do acontecimento: devir, infância e educação. POIÉSIS – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação (Unisul), v. 04, p. 69-85, 2011. Link: http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/article/view/750/701

LORIERI, M. A. Ética no ensino de Filosofia: contribuição para a formação do jovem. Revista Primus Vitam, v. 1, p. 1-12, 2011. Link: http://delphos-gp.com/primus_vitam/primus_1/marcos.pdf

LORIERI, M. A. Necessidade da presença da Filosofia na formação de crianças e jovens. Dialogia (UNINOVE. Impresso), v. 10, p. 57-69, 2011. Link: http://periodicos.uninove.br/index.php?journal=dialogia&page=article&op=view&path%5B%5D=2759&path%5B%5D=2107

LORIERI, M. A.; BAUER, Carlos. José J. Queiroz. Um homem presente nas lutas do seu tempo, um personagem da história da educação brasileira. Dialogia (UNINOVE. Impresso), v. 1, p. 25-32, 2011. Link: http://periodicos.uninove.br/index.php?journal=dialogia&page=article&op=view&path%5B%5D=3327&path%5B%5D=2203

MARÇAL, Katiuska I.; TOMAZETTI, E. M. Aula de Filosofia e Avaliação. Educação em Revista (UNESP. Marília), v. 12, p. 97-108, 2011. Link: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/educacaoemrevista/issue/view/137 [revista]

MENDES, A. A. P.; HORN, Geraldo Balduino. O ensino de Filosofia e a seleção de professores para o ensino médio das escolas públicas paranaenses. Educação em Revista (UNESP. Marília), v. 12, p. 01-13, 2011. Link: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/educacaoemrevista/article/view/1542

NASCIMENTO, C. L. L. Locke e a educação do magistrado. GRIOT, v. 4, p. 33-43, 2011. Link: https://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/griot/article/view/502/224

NOGUERA, Renato ou NOGUEIRA JR., R. Denegrindo a Filosofia: o pensamento como coreografia. Griot, v. 4, p. 1, 2011. Link:https://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/griot/article/view/500/222

OLIVEIRA, Paula Ramos de. Tempo(s) e alteridade: a escuta nas aulas de filosofia com crianças. Educação em Revista (UNESP. Marília), v. 12 n.1, p. 181-190, 2011. Link: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/educacaoemrevista/article/view/1547

OLIVEIRA, Paula Ramos de. À procura de (nossas próprias) palavras: filosofia e subjetividade. Childhood & Philosphy, v. 7, n. 14, p. 233-249, 2011. Link: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhood/article/view/20569/14895

OLIVEIRA, Paula Ramos de. Os textos no ensino de filosofia. Dialogia (UNINOVE. Impresso), v. 13, p. 35-44, 2011. Link: http://periodicos.uninove.br/index.php?journal=dialogia&page=article&op=view&path%5B%5D=2696&path%5B%5D=2103

PAGNI, P. A. Entre a escola e a vida: desafios da ética de si para a experiência formativa. Poiésis (Tubarão), v. 4, p. 128-144, 2011. Link: http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/article/view/645/604

PAGNI, P. A. Formação humana e cuidado de si: um encontro explosivo ou a possibilidade de pensar de outro modo a racionalidade e a ética na educação? Espaço Pedagógico, v. 18, p. 309-323, 2011. Link: http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/2431/1569

PIMENTA, D.; PIMENTA, A. R. O ensino de filosofia e o ato de filosofar. Evidência (Araxá), v. 7, p. 13-24, 2011. Link: https://www.uniaraxa.edu.br/ojs/index.php/evidencia/article/view/181/170

RONDON, R. Pequenas questões sobre o ensino de filosofia. Educação em Revista (UNESP. Marília), v. 12p. 25-38, 2011. Link:http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/educacaoemrevista/article/view/1535

SALES, S.S; PIMENTA, A. R. Sociedade e Educação básica. Revista Maré: memórias, imagens e saberes do campo, v. 1, p. 50-60, 2011.

SILVA, S. M. G. da; MATOS, Junot Cornélio; CORREIA, José Alberto. Dialogicidade da educação: possibilidade de intervenção consciente da realidade. Saber & Educar, v. 15, p. 1-8, 2011. Link: http://revista.esepf.pt/index.php/sabereducar/article/view/100/69
VELASCO, P. D. N. Notas sobre o ensino de filosofia como problema filosófico. Dialogia (UNINOVE), v. 13, p. 27-34, 2011. Link: http://periodicos.uninove.br/index.php?journal=dialogia&page=article&op=view&path%5B%5D=2748&path%5B%5D=2105