2018

ALVES, Dalton José. Intelectuais Coletivos e o Projeto Nacional de Educação para a Classe Trabalhadora forjado nas décadas de 1930 e 1940 no Brasil. Revista online Conversas e Pesquisas, v. 1, p. 157-187, 2018. Link: https://conversasepesquisas.files.wordpress.com/2019/01/conversas-e-pesquisas-11-01-2019-espelhada.pdf

CARVALHO, Flávio. Anotações sobre o problema da imaginação na filosofia de Immanuel Kant. In: Problemata: Revista Internacional de Filosofia, v. 9, p. 179-200, 2018.

Link: http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/problemata/article/view/38867/19999

CARVALHO, Flávio; FERREIRA RODRIGUES, Valter. Em torno aos desafios, as lutas e as conquistas de uma educação filosófica. Problemata: Revista Internacional de Filosofia, v. 9, p. 5-11, 2018. Link: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/problemata/article/view/42134

CARVALHO, F. J. Entre conceitos e acordos: as políticas públicas para a educação à (sob a) luz do Banco Mundial. Leia Escola, v. 18, p. 9-25, 2018. Link: http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/Leia/article/view/1245/pdf_1

DA SILVA MACEDO, William Gustavo; DE CARVALHO, Flávio José. Investigação acerca da Pedagogia do Conceito e sua aplicabilidade no ensino de Filosofia no Ensino Médio. Problemata: Revista Internacional de Filosofia, v. 9, p. 26-36, 2018. Link: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/problemata/article/view/41655

DE CAMARGO VON ZUBEN, Marcos; BATISTA SOARES JÚNIOR, Antônio. Apontamentos sobre uma metodologia nietzschiana para o Ensino Médio. Problemata: Revista Internacional de Filosofia, v. 9, p. 12-25, 2018. Link: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/problemata/article/view/41654/21082

DEINA, W. J. Filosofia no ensino médio: considerações sobre a reforma educacional brasileira a partir do pensamento de Theodor Adorno. Revista Sofia – versão eletrônica, v. 6, p. 5-25, 2018. Link: http://www.periodicos.ufes.br/sofia/article/view/17784/13052

DEINA, W. J. Em defesa do ensino da filosofia: reflexões a partir de Hannah Arendt e Theodor Adorno. Kínesis (Marília), v. 10, p. 196-214, 2018. Link: http://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/issue/view/506

GALEFFI, D. A. ?Cuál es el punto de la ensenãnza de la educación disciplinaria? Diseño/Invención del aprendizaje filosófico em la educacion transdiciplinar. Runae, v. 3, p. 87-110, 2018. Link: http://runae.info/index.php/RUNAE/article/view/51/45

GALLO, Silvio Donizetti de Oliveira. René Schérer e a Filosofia da Educação: primeiras aproximações. Educação e Filosofia (UFU. IMPRESSO), v. 32, p. 1-16, 2018. Link: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/34238/26025

GALLO, S.; CARVALHO, Alexandre Filordi de. Confier et dire la vérité : pour réussir une communauté politique de production du lien éthique dans la relation pédagogique. Recherches en Éducation, v. X, p. 30-39, 2018. Link: http://www.recherches-en-education.net/spip.php?article366

HENNING, L. M. P.; CARVALHO, A.C.R. Escola como ambiente social: integração da história e geografia no ensino fundamental I e as experiências pessoais. Educação em Analise, v. 3, p. 137-155, 2018. Link: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/30156

HORN, Geraldo Balduino; ARIAS, V. Educação Filosófica: Método e Recepção. Cadernos De Pesquisa: Pensamento Educacional (Curitiba. Impresso), v. 13, p. 23-37, 2018. Link: https://seer.utp.br/index.php/a/article/view/2026/1726

KOHAN, Walter Omar; DARIO JR, I. R. A música da amizade. Notas entre filosofia e educação. Educação (Santa Maria. Online), v. 43, p. 27-38, 2018. Link: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/30840/pdf

KOHAN, Walter Omar. Paulo Freire and Philosophy for Children: A Critical Dialogue. Studies in Philosophy and Education, v. 37, p. 615-629, 2018. Link: https://link.springer.com/article/10.1007/s11217-018-9613-8

KOHAN, Walter Omar. Paulo Freire, a filosofia e a vida. Educação On-Line (PUC-RJ), v. 13, p. 90-112, 2018. Link: http://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/520/223

LIRA FERREIRA, Sônia Maria; LIMA, Walter Matias. A contribuição da antropologia filosófica de Edith Stein na discussão sobre a formação filosófica e pedagógica do professor de Filosofia. Problemata: Revista Internacional de Filosofia, v. 9, p. 267-285, 2018. Link: https://www.researchgate.net/publication/328563980_A_contribuicao_da_antropologia_filosofica_de_Edith_Stein_na_discussao_sobre_a_formacao_filosofica_e_pedagogica_do_professor_de_Filosofia

LOPES, Rodrigo Barbosa. Crítica À Concepção Da Educação Como Projeto Antropológico. Nuances, v. 29, p. 137-153, 2018.

LORIERI, M. A.; OLIVEIRA, E. G. Thauma e pensar bem na Educação Infantil. Eccos Revista Científica (Online), v. 47, p. 197-213, 2018. Link: http://periodicos.uninove.br/index.php?journal=eccos&page=article&op=view&path%5B%5D=7383&path%5B%5D=5221

MARTINS, V. R. O.; GALLO, S. Educação como percurso: por uma mestria ativa, criativa e inventiva na educação de surdos. Bakhtiniana – Revista De Estudos Do Discurso, v. 13, p. 83-103, 2018. Link: http://www.scielo.br/pdf/bak/v13n3/2176-4573-bak-13-03-0083.pdf

MORELLO, A. C. C.; HORN, Geraldo Balduino; ARIAS, V. A disciplina de Filosofia no contexto da política curricular nacional brasileira pós 1990. Revista do NESEF: Filosofia e Ensino, v. 7, p. 21-48, 2018. Link: https://revistas.ufpr.br/nesef/article/view/63789/37110

NASCIMENTO, C. L. L. A docência em Filosofia no contexto da profissão docente no país: aspectos conjunturais e reflexão filosófica. Filosofia e Educação, v. 10, p. 310-330, 2018. Link: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8651400/18707

NASCIMENTO, C. L. L. Método e educação em John Locke. IXTLI – Revista Latinoamericana de Filosofia de la Educación, v. 5, p. 95-107, 2018. Link: http://ixtli.org/revista/index.php/ixtli/article/view/99/99

PAGNI, Pedro Angelo. Ética, democracia e educação em John Dewey: uma releitura de Democracia Educação à sombra da ontologia do presente. Revista Espaço Pedagógico, v. 25, p. 65-81, 2018. Link: http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/8032/4729

RODRIGUES, A.; GELAMO, R. P. O ensino de filosofia na Educação Básica: uma problematização à luz da filosofia antiga. Educação (Santa Maria. Online), v. 43, p. 449, 2018. Link: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/30328/pdf

SENNA GUIMARÃES, Marcelo. As humanidades e a Filosofia na formação básica. PROBLEMATA: Revista Internacional de Filosofia, v. 9, p. 181-192, 2018. Link: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/problemata/article/view/41665/21093
VANDRESEN, D. S.; GELAMO, R. P. A filosofia como atitude crítica da produção de si na educação tecnológica. InterSaberes Revista Científica, v. 12, p. 511-521, 2018. Link: https://www.uninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/1293/771