2013

ASPIS, R. P. L. Do ensino como re-existência: estar fora e dentro ao mesmo tempo. Viajar sem sair do lugar. Fermentario, v. 2, p. 1-15, 2013. Link: http://www.fermentario.fhuce.edu.uy/index.php/fermentario/article/view/142/154

ASPIS, R. P. L. Ensino de filosofia e resistência. Polyphonía, v. 2, p. 63-77, 2013. Link: https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/33911/17940

BARCENA, F.; PAGNI, P. A.; GELAMO, R. P. Educación, experiencia y pedagogía biopolítica. Por un diagnóstico de nuestro presente educacional. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, v. 20, p. 87-116, 2013. Link: http://periodicos.unb.br/ojs248/index.php/resafe/article/view/9666/7123

CEPPAS, Filipe. Arte, Educação e Emancipação. Aisthe (Online), v. VII, p. 89-101, 2013. Link: https://revistas.ufrj.br/index.php/Aisthe/article/view/2194/1915

GALEFFI, D. A. Anticoncepção de ensino de filosofia: o refazer-aprender a filosofar. Global Education Magazine, v. 2, p. 1-12, 2013.

GALEFFI, D. A. Educação e filosofia: o filosofar como atividade formativa transdisciplinar na Educação Básica – Considerações polilógicas. Revista FAEEBA, v. 22, p. 41-54, 2013. Link: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/324/274

GALLO, S. Francisco Ferrer Guardia: o mártir da Escola Moderna. Pró-Posições (UNICAMP. Impresso), v. 24, p. 241-251, 2013. Link: http://www.scielo.br/pdf/pp/v24n2/v24n2a15.pdf

GALLO, S. Infância e Resistência – resistir a quê? Leitura. Teoria & Prática, v. 31, p. 199-211, 2013. Link: https://ltp.emnuvens.com.br/ltp/article/view/184/121

GONTIJO, Pedro. O Ensino de Filosofia no Ensino Médio e a Educação em Direitos Humanos. Anuário do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos/UFG, v. 1, p. 00, 2013.

GRISOTTO, A.; GALLO, S. A Filosofia como Disciplina Escolar. Revista do NESEF Filosofia e Ensino, v. 2, p. 5-19, 2013. Link: https://revistas.ufpr.br/nesef/article/view/54551/33371

HORN, Geraldo Balduino; ARIAS, V. A política educacional e o ensino de filosofia no Paraná: uma análise do Nesef acerca da atual conjuntura. Revista do Nesef: Filosofia e Ensino, v. 1, p. 82-89, 2013. Link: https://revistas.ufpr.br/nesef/article/view/54531/33343

HORN, Geraldo Balduino. Filosofia, ensino e Currículo: da legalidade à legitimidade. Revista do Nesef: Filosofia e Ensino, v. 3, p. 49-60, 2013. Link: https://revistas.ufpr.br/nesef/article/view/54668/33179

KOHAN, Walter Omar. La vida filosófica como problema para la filosofía. Conceptos, v. 3, p. 3-31, 2013. Link: https://revistas.unicartagena.edu.co/index.php/conceptos/article/view/585/530

MATOS, Junot Cornélio. O perguntar filosófico das crianças. Childhood & Philosophy, v. 9, p. 367-379, 2013. Link: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhood/article/view/20662/14989

PAGNI, P. A. Experiência, infância e cuidado de si: desafios aos atuais saberes e práticas escolares. Praxis & Saber – Revista de Investigación en Educación y Pedagogía, v. 4, p. 51-66-66, 2013. Link: https://revistas.uptc.edu.co/revistas/index.php/praxis_saber/article/view/2048

PASCHOAL, A. E. Da especificidade da filosofia ao seu ensino. Revista do NESEF, v. 3, p. 17-25, 2013. Link: https://revistas.ufpr.br/nesef/article/view/54665/33176

SECCO, G. D. Filosofia no ensino médio: distinções preliminares para uma didática mínima da lógica. Controvérsia (UNISINOS), v. 09, p. 89-102, 2013. Link: http://revistas.unisinos.br/index.php/controversia/article/view/9840/4779

ZUBEN, M. C. V.; MEDEIROS, R. R. Nietzsche e a educação: autonomia, cultura e transformação. Trilhas Filosóficas (Online), v. 1, p. 71-93, 2013. Link: http://periodicos.uern.br/index.php/trilhasfilosoficas/article/view/1000/549
ZUBEN, M. C. V.; ARAUJO, J. S.; COSTA, I. M. Avaliação dos principais livros didáticos de filosofia para o ensino médio existentes no mercado editorial brasileiro. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, v. 20, p. 157-178, 2013. Link: http://periodicos.unb.br/index.php/resafe/article/view/4609/4202