2017

ASPIS, R. P. L. Fragmentos de ideias sobre ensino de filosofia e re-existência. Ideação (UEFS), Edição Especial 2017. Link: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/2987/2355

CARVALHO, Alexandre Filordi de; GALLO, Silvio Donizetti de Oliveira. Defender a escola do dispositivo pedagógico: o lugar do experimentum scholae na busca de outro equipamento coletivo. ETD: Educação Temática Digital, v. 19, p. 622-641, 2017. Link: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8648756/16853

CARVALHO, Flávio; BATISTA, Tarciano. S. Macunaíma, Gabriela, Macabéa, João Grilo e Foucault: à propósito da literatura como estética da existência. In: Quadranti, v. 5, p. 314-333, 2017. Link: https://www.rivistaquadranti.eu/riviste/06/Carvalho_e_Batista_019.pdf

CEPPAS, Filipe. Anthropophagie pour une éducation émancipatrice. Le Télémaque, v. 52, p. 109-118, 2017. Link: https://www.cairn.info/revue-le-telemaque-2017-2-page-109.htm?contenu=article

CEPPAS, Filipe. L’expérience de l’émancipation peut-elle trouver place dans la transmission scolaire ? Une lecture de Jacques Rancière. Penser l’Éducation (Mont-Saint-Aignan), v. 38, p. 27-37, 2017. Link: http://www.lcdpu.fr/livre/?GCOI=27000100528460&fa=sommaire

DE SOUZA SANTOS, Genivaldo; GELAMO, R. P. A atenção e o caminhar na formação filosófica ou a experiência como exposição e vulnerabilidade. Colloquium Humanarum, v. 14, p. 54-60, 2017.

DEINA, W. J. A destituição do sentido, da liberdade, da responsabilidade e da autoridade na educação: críticas ao programa escola sem partido a partir do pensamento de Hannah Arendt. Fênix (UFU. Online), v. 14, p. 1-20, 2017.Link: http://www.revistafenix.pro.br/PDF39/dossie_3_escola_sem_partido_Wanderley_Jos%C3%A9_Deina_fenix_jan_jun_2017.pdf

FLOR DO NASCIMENTO, Wanderson; BENETTI, Cláudia Cisiane; GALLINA, Simone Freitas; TOMAZETTI, Elisete. Entrevista com Wanderson Flor do Nascimento. Revista Digital de Ensino de Filosofia, v. 3, p. 133-149, 2017. Link: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/31362/17240

GALEFFI, D. A. Para que serve ensinar filosofia na educação disciplinar? Projeto/invenção da aprendizagem filosófica no educar transdisciplinar. Revista Ideação, p. 19-50, 2017. Link: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/2985/2371

GALLO, Silvio Donizetti de Oliveira. O Aprender em Múltiplas Dimensões. Perspectivas da Educação Matemática, v. 10, p. 103-114, 2017. Link: http://seer.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/3491/3096

GALLO, Silvio Donizetti de Oliveira. Políticas da diferença e políticas públicas em educação no Brasil. Educação e Filosofia (UFU. IMPRESSO), v. 31, p. 21735, 2017. Link: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/36722/24901

GALLO, S. Biopolítica e Subjetividade: resistência? Educar em Revista, v. 33, p. 77-94, 2017. Link: http://www.scielo.br/pdf/er/n66/0104-4060-er-66-77.pdf

GALLO, S.; VINCENT, H. Diferenças e Educação – explorações conceituais entre o Brasil e a França. Educação e Filosofia (ONLINE), v. 31, p. 1-5, 2017. Link: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41103/24892

HENNING, L. M. P. Sentido ético da formação: implicações escolares. ECCOS REVISTA CIENTÍFICA (ONLINE), v. 43, p. 85-95, 2017. Link: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=71552463006

HORN, Geraldo Balduino; FONSECA JUNIOR, A. C. Projeto Folhas e Livro Didático Público de Filosofia: política de formação continuada dos professores do estado do Paraná entre os anos 2003 e 2008. RETTA – Revista de Educação Técnica e Tecnológica em Ciências Agrícolas, v. 8, p. 72-86, 2017. Link: http://www.ufrrj.br/SEER/index.php?journal=retta&page=article&op=view&path%5B%5D=3747

KOHAN, Walter Omar. Formas, pedagógicas, de pensar y vivir la escuela. Revista Pasajes, v. 5, p. 15-25, 2017. Link: http://www.revistapasajes.com/gallery/1%20oficial%20articulo%202017%20jul%20dic%20pasajes.pdf

KOHAN, Walter Omar. Entre nós, em defesa de uma escola. ETD: Educação Temática Digital, v. 19, p. 590, 2017. Link: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8648631/16852

LIMA, L. D.; VELASCO, P. D. N. Identidade Filosófica e Prática de Ensino de Filosofia: reflexões sobre uma trajetória de formação docente. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, Número 28: maio-out./2017, p. 181-197. Link: http://periodicos.unb.br/index.php/resafe/article/view/4913/4471

LOPES, Rodrigo Barbosa. A analítica da finitude como uma semiologia dos saberes e das práticas sobre o homem: esboço de uma crítica ao pensamento antropológico na Educação. Pró-Posições (UNICAMP. Online), v. 28, p. 277-295, 2017. Link: http://www.scielo.br/pdf/pp/v28s1/0103-7307-pp-28-s1-0277.pdf

LYRA, Edgar. Contribuições da Retórica para o Ensino de Filosofia. Revista Sofia – Versão Eletrônica, v. 6, p. 94-105, 2017. Link: http://periodicos.ufes.br/sofia/article/view/17952/13043

MORAES, Simone B. A.; TOMAZETTI, E. M. Grupos do facebook e google docs para leitura e escrita na aula de filosofia. InterSaberes Revista Científica, v. 12, p. 563-573, 2017. Link: https://www.uninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/1296/775

NASCIMENTO, C.L.L. Democracia e formação docente em filosofia. Revista Fermentario, v. 1, p. 1-12, 2017. Link: http://www.fermentario.fhuce.edu.uy/index.php/fermentario/article/view/259/348

NOGUERA, Renato ou NOGUEIRA JR., R.; ROSA, E. A. A.; SANTOS, A. E. Ensino de Filosofia e Relações Étnico-Raciais: Formação docente, PNLD e perspectivas antirracistas africana e afro-brasileira. RETTA – Revista de Educação Técnica e Tecnológica em Ciências Agrícolas, v. 8, p. 191-203, 2017. Link: http://www.ufrrj.br/SEER/index.php?journal=retta&page=article&op=view&path%5B%5D=3754

OMENA, J. L.; LIMA, Walter Matias. Pedagogia da “presença”: uma aproximação da “analítica existencial” de Martin Heidegger e suas consequências nos processos educativos. Revista Digital de Ensino de Filosofia, v. 3, p. 150-165, 2017. Link: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/30190/17232

PAGNI, Pedro Angelo. da exclusão a um modelo identitário de inclusão: a deficiência como paradigma biopolítico. Childhood & Philosphy, v. 13, n. 26, p. 167-188, jan./-apr. 2017. Link: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhood/article/view/23015/19376

PAGNI, PEDRO ANGELO. A deficiência em sua radicalidade ontológica e suas implicações éticas para as políticas de inclusão escolar. Educação e Filosofia (UFU. IMPRESSO), v. 31, p. 1443-1474, 2017. Link: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhood/article/view/23015/19376

PAGNI, PEDRO ANGELO. Outros Olhares sobre a Inclusão Escolar. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 23, p. 161-162, 2017. Link: http://www.scielo.br/pdf/rbee/v23n1/1413-6538-rbee-23-01-0161.pdf

PECORARO, R.; GUIMARAES, M. S.; VILAR, G.; ALMEIDA, L.; PARREIRA, P. Sim, nós temos filosofia. Ensaio sobre algumas perspectivas latino americanas e brasileiras. Quadranti – rivista internazionale di filosofia contemporanea, v. V, nº 1-2, p. 4-46, 2017. Link: https://www.rivistaquadranti.eu/riviste/06/Pecoraro_e_Guimar%E2%88%86es_Et_al_01.pdf

TOMAZETTI, E. M.; BENETTI, Cláudia Cisiane. A questão do tempo na relação de forças entre políticas curriculares, professor e escola. Políticas Educativas – revista do programa de políticas educativas do núcleo educação para a integração da associação de universidades do grupo montev, v. 10, p. 01, 2017. Link: https://seer.ufrgs.br/Poled/article/view/76801/43816

VANDRESEN, Daniel Salésio; GELAMO, R. P. O lugar do ensino de filosofia no ensino médio técnico do Instituto Federal do Paraná. Educação e Pesquisa, v. 1, p. 1-15, 2017. Link: http://www.scielo.br/pdf/ep/v44/1517-9702-ep-S1517-9702201703158494.pdf

VANDRESEN, D. S.; GELAMO, R. P. O ensino de filosofia e a criação dos modos de vida. Nómadas (BOGOTÁ), p. 47-63, 2017. Link: http://www.scielo.org.co/pdf/noma/n46/0121-7550-noma-46-00047.pdf
VELASCO, P. D. N. Sobre o lugar da argumentação na Filosofia como disciplina. Educação e Filosofia (UFU), v. 31, p. 517-538, 2017. Link: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/32175/21332