2019

ARAÚJO, J. M. G. de; CRUZ, K. J. M.; CIRINO, M. R. D.; SOUZA, J. F. das C. Práticas Pedagógicas no Ensino Médio: um olhar a partir de Jacques Rancière. Revista Barbante, v. VII, p. 56-67, 2019.

ASPIS, R. P. L. O que pode a filosofia na escola? POIESIS (UNIMONTES), v. 18, p. 5/1-16, 2019.

CANTALICE, G. F. B. S.; SANTOS, J. M. dos; CIRINO, M. R. D. Filosofia para e com crianças: formação docente e a ‘experiência’ do pensar em Lipman e Kohan. Revista Barbante, v. VII, p. 29-37, 2019.

CARVALHO, FLÁVIO. A docência como questão filosófica: entre o esquecimento de si e a parresia. TRILHAS FILOSÓFICAS (ONLINE), v. 12, p. 27-43, 2019.

CEPPAS, Filipe. Ensino de filosofia na encruzilhada: democracia, atualidade e antropofagia. Cuestiones de Filosofía, v. 5, p. 1-14, 2019.

CEPPAS, Filipe; GUIMARAES, M. S. Élargir le dialogue et renforcer la lutte pour la présence de la philosophie dans les écoles. Une introduction. / Ampliando o diálogo e reforçando a luta pela presença da filosofia nas escolas. Uma introdução. QUADRANTI – RIVISTA INTERNAZIONALE DI FILOSOFIA CONTEMPORANEA, v. VII, p. 3-48, 2019.

CEPPAS, FILIPE; ROCHA, RAQUEL RODRIGUES. Ensino de filosofia na era da pós-verdade. O QUE NOS FAZ PENSAR (PUCRJ), v. 28, p. 288-301, 2019.

CIRINO, M. R. D. Infância e educação infantil: entrelaçando conceitos e contextos históricos. Revista Barbante, v. VII, p. 38-55, 2019.

COLENGHI FILHO, M.; VELASCO, P. D. N. A argumentação e o ensino dialógico da Filosofia. EID&A – Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, p. 90-103, 2019.

CORNELLI, GABRIELE; GONTIJO, Pedro; LOPES, RODOLFO; SAMPAIO, EVALDO . A avaliação de obras do componente curricular filosofia no PNLD 2018. Veritas (Porto Alegre), v. 64, p. 30298, 2019.

DANELON, Marcio; SANTOS DA SILVA, MAURO SÉRGIO. Planejamento do ensino de Filosofia: entre a normatividade e a prática pedagógica. Cuestiones de Filosofia, v. 5, p. 145-170, 2019.

FLOR DO NASCIMENTO, Wanderson. QUINZE ANOS DO PARECER CP 3/2004 DO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS ACERCA DA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA. REVISTA SUL-AMERICANA DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO, v. 1, p. 149-158, 2019.

GELAMO, R. P.; ALELUIA, J. R. S.; ROSA, A. M. V. O cuidado de si como experiência do pensamento. ETD: EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL, v. 21, p. 797-817, 2019.

GELAMO, Rodrigo; RODRIGUES, Augusto. Em defesa da filosofia: entre uma posição política e uma filosofia em sala de aula. Problemata – Revista Internacional de Filosofia, v. 10, p. 282-294, 2019.

GONTIJO, Pedro Ergnaldo. Ensino de Filosofia e uso do Livro Didático: um debate necessário. O QUE NOS FAZ PENSAR (PUCRJ), v. 28, p. 133-147, 2019.

KOHAN, Walter Omar. In Community of Inquiry with Ann Margaret Sharp: Childhood, Philosophy, and Education. Educational Theory, v. 68, p. 555-560, 2019.

KOHAN, Walter Omar. O ensino de filosofia na América Latina: paradoxos e errâncias. QUADRANTI – RIVISTA INTERNAZIONALE DI FILOSOFIA CONTEMPORANEA, v. VII, p. 179-197, 2019.

KOHAN, Walter Omar. O que nos faz pensar- Paulo Freire? O QUE NOS FAZ PENSAR (PUCRJ), v. 28, p. 272-287, 2019.

KOHAN, Walter Omar; COSTA CARVALHO, MAGDA . Finding Treasures: Is the Community of Philosophical Inquiry a Methodology? STUDIES IN PHILOSOPHY AND EDUCATION, v. 03, p. 1-15, 2019.

KOHAN, Walter Omar; SALES, LUIZ FERNANDO REIS. O que nos fazem pensar os candomblés quando pensamos, hoje, no ensino de filosofia no Brasil? O QUE NOS FAZ PENSAR (PUCRJ), v. 28, p. 38-60, 2019.

LA SALVIA, A. L. Controle, produção de subjetividade e ensino de filosofia. O QUE NOS FAZ PENSAR (PUCRJ), v. 28, p. 60-75, 2019. Link: http://www.oquenosfazpensar.fil.puc-rio.br/index.php/oqnfp/article/view/660

LA SALVIA, A. L. Recorte de textos filosóficos e o seu ensino. PENSANDO: REVISTA DE FILOSOFIA (UFPI), v. 9, p. 366-389, 2019. Link: https://revistas.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/6779

LYRA, Edgar. Notas sobre Formação de Professores e Ensino de Filosofia no Brasil. O QUE NOS FAZ PENSAR (PUCRJ), v. 28, p. 320-351, 2019.

MATOS, Junot Cornélio. Educação, Filosofia e Dialogicidade. TRILHAS FILOSÓFICAS (ONLINE), v. 1, p. 45, 2019.

MURARO, Darcísio N. IMPORTÂNCIA DA PERGUNTA NA EDUCAÇÃO FILOSÓFICA DA CRIANÇA – ISSN: 2177-7691. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, v. 10, p. 485-509, 2019.

MURARO, Darcísio N.; SOUSA, C. J. O FILOSOFAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM UMA COMUNIDADE DE INVESTIGAÇÃO – ISSN: 2317-1332. REVISTA DO NESEF: FILOSOFIA E ENSINO, v. 8, p. 77-94, 2019.

MURARO, DARCISIO NATAL. O PAPEL DO INTERESSE NA DEMOCRACIA E NA EDUCAÇÃO. EDUCAÇÃO EM FOCO (BELO HORIZONTE. 1996), v. 22, p. 66-90, 2019.

MURARO, DARCÍSIO NATAL; SOUSA, C. J. A Educação Filosófica Por Meio Da Narrativa: A Experiência De Pensar A Democracia. EDUCAÇÃO E FILOSOFIA (ONLINE), v. 33, p. 1-21, 2019.

NASCIMENTO, C.L.L. A pedagogia histórico-crítica como abordagem metodológica para o ensino da filosofia. TRILHAS FILOSÓFICAS (ONLINE), v. 12, p. 181-201, 2019.

NOGUERA, RENATO. Antes de saber para onde vai, é preciso saber quem você é: tecnologia griot, filosofia e educação. Problemata – Revista Internacional de Filosofia, v. 10, p. 258-277, 2019.

NOGUERA, Renato. Infância em afroperspectiva: articulações entre sankofa, ndaw e terrixistir. REVISTA SUL-AMERICANA DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO, v. 1, p. 53-70, 2019.

NOGUERA, Renato. O Poder Da Infância: espiritualidade e política em afroperspectiva. Momento: diálogos em educação, v. 28, p. 127-142, 2019.

NOGUERA, Renato; ALVES, L. P. Infâncias Diante do Racismo: teses para um bom combate. EDUCAÇÃO E REALIDADE, v. 44, p. 1-22, 2019.

NOGUERA, RENATO; DUARTE, VALTER; RIBEIRO, MARCELO DOS SANTOS. Afroperspectividade no ensino de filosofia: possibilidades da Lei 10.639/03 diante do desinteresse e do racismo epistêmico. O QUE NOS FAZ PENSAR (PUCRJ), v. 28, p. 434-434, 2019.

NOGUERA, RENATO; Ricardo Matheus Benedito. Educação, Filosofia e Afrocentricidade. REVISTA SUL-AMERICANA DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO, v. 1, p. 1-3, 2019.

OLIVEIRA, Paula Ramos de. FILOSOFAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS NA AFIRMAÇÃO DA ESCOLA COMO LUGAR DE ESCUTA, FORMAÇÃO E ABERTURA DE MUNDOS. REVISTA DO NESEF: FILOSOFIA E ENSINO, v. 8, p. 42-48, 2019.

PEREIRA, Taís Silva. A filosofia na construção de jogos: O recurso do lúdico na produção coletiva e divulgação do conhecimento filosófico. Estudos de Filosofia e Ensino, v. 1, p. 22-36, 2019.

PIMENTA, A. R. O diálogo e a aprendizagem em Filosofia a partir de Ricoeur e Derrida. Revista Latinoamericana del Colegio Internacional de Filosofía, v. 1, p. 153-160, 2019.

PINTO, Felipe Gonçalves; PEREIRA, Taís Silva. Produtos educacionais de Filosofia: a produção do mestrado profissional e seu contexto. O QUE NOS FAZ PENSAR (PUCRJ), v. 28, p. 108-132, 2019. Link: http://www.oquenosfazpensar.fil.puc-rio.br/index.php/oqnfp/article/view/673/602

RODRIGUES, Augusto; GELAMO, Rodrigo Pelloso. A filosofia no ensino médio: o que se transmite quando se pressupõe transmitir conhecimentos filosóficos? NUANCES, v. 30, p. 460-480, 2019.

SANTANA, G. F.; CARVALHO, F. J. Poesia, Filosofia e Educação: um triálogo possível. TRILHAS FILOSÓFICAS (ONLINE), v. 12, p. 203-220, 2019.

SANTOS, Y. G.; FREITAS, M. L. Q.; LIMA, Walter Matias. DISCUTINDO O VIRTUAL EM PIERRE LÉVY: UMA EXPERIÊNCIA NO SKYPE COM ALUNOS DE EJAI DO ENSINO MÉDIO DE MACEIÓ/AL. DEBATES EM EDUCAÇÃO, v. 11, p. 1-14, 2019.

TEIXEIRA NETO, JOSÉ; BATISTA, JENIFFER LOPES. -Conduzir pela mão- e o ensino-aprendizagem de filosofia. TRILHAS FILOSÓFICAS (ONLINE), v. 12, p. 99-123, 2019. Link: http://natal.uern.br/periodicos/index.php/RTF/article/view/27

TOMAZETTI, E. M. QUANDO MILITÂNCIA SIGNIFICA DEFENDER A ESCOLA E A DOCÊNCIA. TRILHAS FILOSÓFICAS (ONLINE), v. 1, p. 15-26, 2019.

VELASCO, P. D. N. Ensino de Filosofia como campo de conhecimento: brevíssimo estado da arte. Revista Estudos de Filosofia e Ensino (PPFEN-CEFET/RJ), v. 1, p. 6-21, 2019. Link: https://revistas.cefet-rj.br/index.php/estudosdefilosofiaeensino/article/view/419

VELASCO, P. D. N. O que é isto – o PROF-FILO? O QUE NOS FAZ PENSAR (PUCRJ), v. 28, p. 76-107, 2019. Link: http://www.oquenosfazpensar.fil.puc-rio.br/index.php/oqnfp/article/view/659/601

VIEIRA, W.J.; HORN, Geraldo Balduino ; ZANINI, R. A. . Mediação docente e o processo de objetivação filosófica dos estudantes no ensino médio. Revista de Educação, Ciência e Cultura, v. 24, p. 227-244, 2019.

WILKE, V. C. L. Star Trek – Deep Space Nine na sala de aula filosofia, política e alteridade na vizinhança de um wormhole. Revista Estudos de Filosofia e Ensino, v. 1, p. 57-84, 2019.

ZANINI, R. A.; HORN, Geraldo Balduino. Educação Filosófica na Infância: elementos para pensar o ensino de Filosofia. REVISTA DO NESEF: FILOSOFIA E ENSINO, v. 8, p. 108-123, 2019.

ZANINI, RAQUEL ALINE; HORN, GERALDO BALDUINO. Jogos teatrais e improvisação: por uma educação filosófica na infância. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, v. 3, p. 223-234, 2019.