2021

ALMEIDA, Antônio Charles Santiago; FERRASA, Ingrid Aline de Carvalho; SARDEIRO, Leandro de Araújo (Org.). Laboratório do ensino de filosofia: ressignificando práticas. Teresina: EdUESPI, 2021.

CANTELLE, Lilian; MURARO, Darcísio Natal; SOUZA, Claudiney Jose de (Org). O ensino de filosofia na educação básica: experiência de pensamento, emancipação e democracia. Campinas: Alínea, 2021.

RODRIGUES, Valter Ferreira; CARVALHO, Flávio José de (Org.). Filosofia para não-filósofos: perspectivas e itinerários para o ensino da Filosofia. 1ed.João Pessoa: Editora UFPB, 2021.

2020

BODART, Cristiano das Neves (Org.). O Ensino de Sociologia e de Filosofia Escolar. 1ªed.Maceió/AL: Café com Sociologia, 2020.

BRITO, Evandro Oliveira de, MOREIRA, Camila Bozzo, AZIZI Diego dos Anjos. (Org.). Residência pedagógica em filosofia: iniciação à prática docente. 1ed. Guarapuava – PR: Apolodoro Virtual Edições, 2020.

HORN, Geraldo Balduino; LIMA, Luciana Vieira; Arlas, Valéria (Org.). Educação Filosófica: método e dimensões. Trilogia do NESEF, v. 1. 1 ed. Curitiba: Platô Editorial, 2020. 178p.

HORN, Geraldo Balduino; LIMA, Luciana Vieira; Arlas, Valéria (Org.). Ensino de Filosofia: dimensões teórico-metodológicas. Trilogia do NESEF, v. 2. 1 ed. Curitiba: Platô Editorial, 2020. 300p.

MACEDO, Francisco; SILVA, Gildimar; MATOS, Junot (Org.). De Filosofias e de Filosofares: olhares e pensares sobre achados e acontecências. 1ªed.Maceió/AL: Philos, 2020, p. 86-106.

MENDES, Ademir Aparecido Pinhelli. Ensino de filosofia: pesquisas e práticas pedagógicas nas diferentes linguagens e espaços. Curitiba: Bagai, 2020.

SOARES, Paulo Sérgio Gomes; PIMENTA, Alessandro Rodrigues. (Org.). Pesquisas em Ensino de Filosofia: experiências no PROF-FILO. 1ed.Palmas – TO: EDUFT, 2020.

TEIXEIRA NETO, José; CIRINO, Maria Relita Dantas. Filosofias do ensino de filosofia: perspectivas filosóficas e ações educativo-filosóficas na educação escolar. Curitiba: CRV, 2020. – 194p. Livro de dissertações e teses da primeira geração (2017-2019) de formandos do PROF-Filo do Núcleo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

TOMAZETTI, Elisete M; RIBAS, Jéssica Erd, BUGS, Jonathan Dalla; SANTOS, Kovalczyk. Estágio docente em filosofia: Proposições Didáticas. Veranópolis: Diálogo Freiriano, 2020.

2019

PIMENTA, Alessandro, PASCHOAL, Edmilson; VIESENTEINER, Jorge. (Org.). Filosofar e Ensinar a Filosofar. 1ed.São Paulo: ANPOF, 2019.

SILVA, Nilo César Batista; SOUSA, Maria Celeste (Org.). Filosofia, ensino, temas e objetos. Curitiba: Editora CRV, 2019.

VELASCO, Patrícia Del Nero (Org.). Ensino – de qual? – Filosofia: ensaios a contrapelo. Marília: Oficina Universitária / São Paulo: Cultura Acadêmica, 2019.

2018

CASTANHEIRA, A. M. (Org.); PINTO, Felipe Gonçalves (Org.); ALVARENGA, R. (Org.); OLIVEIRA, L. C. F. (Org.). Café: formação e autoformação em filosofia e outros cafés. 1. ed. Rio de Janeiro: Publit, 2018.

GOTO, Roberto; DUTRA, Jorge da Cunha. (Org.). O filosofar, hoje, na pesquisa e no ensino de filosofia. 1ed. Blumenau: Instituto Federal Catarinense, 2018.

2017

CASTANHEIRA, Maurício; PINTO, Felipe; BASTOS, Lourdes; ALVARENGA, Rafael (Org.). Ciclos de leituras como prática de formação de professores de filosofia: uma experiência de extensão. Rio de Janeiro: Publit, 2017.

CILENTO, Ângela Zamora; PEREIRA, Marinê de Souza; VELASCO, Patrícia Del Nero (Org.). II Encontro Nacional Pibidfilosofia: memórias e reflexões. Porto Alegre: Editora Fi, 2017.

LOPES, D. B. (Org.) ; PINTO, Felipe Gonçalves (Org.) ; ALVARENGA, R. (Org.) ; BETTENCOURT, T. E. (Org.) ; SILVA, W. (Org.) ; CAMARA, R. C. Z. (Org.) ; SOUZA, P. B. (Org.) ; CASTANHEIRA, A. M. (Org.) . Hortelã: Textos sobre formação de professores em filosofia e outros ensaios. 1. ed. Rio de Janeiro: Publit, 2017. v. 1. 200p.

MAAMARI, Adriana Mattar (Org). Novas tendências para o ensino de filosofia: campo histórico-conceitual, didático e metodológico – 174p. (Série Novas tendências para o ensino de filosofia – volume 1).

MAAMARI, Adriana Mattar (Org). Novas tendências para o ensino de filosofia: tópicos específicos de aprendizagem – 144p. (Série Novas tendências para o ensino de filosofia – volume 2).

MAAMARI, Adriana Mattar (Org). Novas tendências para o ensino de filosofia: O contexto de sala de aula e o âmbito das pesquisas – 200p. (Série Novas tendências para o ensino de filosofia – volume 3).

OLIVEIRA, Marcus Vinícius Xavier de; DANNER, Leno Francisco; DANNER, Fernando; DORRICO, Julie. (Org.). As diferenças no ensino de filosofia: reflexões sobre filosofia e/da educação. 1ed. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2017.

SALOMÃO, Maria Rita; CARVALHO, Ana Paula Soares; RODRIGUES, Rejane Cristina de Araujo. (Org.). Experiências na Formação de Professores: cinco anos do PIBID/PUC-Rio. 1ed. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2017.

TRIGO, A. G. M. et al. (Org.); Maçã com Canela: produtos educacionais e outros textos. 1. ed. Rio de Janeiro: Publit, 2017. v. 1. 286p.

2016

BRITO, M. R.; GALLO, S. (Org.). Filosofias da Diferença e Educação. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física Editorial, 2016. – 300p.

CASTANHEIRA, M.; SILVA, J. A. F.; PEREIRA, Taís Silva (Org.). Erva Cidreira: textos sobre produção do conhecimento, produção de material didático e outros ensaios. 1. ed. Rio de Janeiro: Publit, 2016. Link: http://dippg.cefet-rj.br/ppfen/attachments/article/147/PPFEN_ErvaCidreira.pdf

FERNANDES, Clever Luiz; MIRANDA, Wandeilson Silva (Org.). A filosofia nas escolas: o diálogo interdisciplinar entre a filosofia e as ciências humanas. 1ed. Porto Alegre-RS: Editora Fi, 2016.

FURTADO, R. M. M.; ASPIS, R. P. L.; FERRARI, S. C. M. (Org.). Filosofia e Educação: filosofia(s) da imagem e educação. 1. ed. Campinas – SP: UNICAMP, 2016. v. 1. 162p.

SECCO, Gisele Dalva (Org). Epistemologia e Currículo: registros do II Workshop de Filosofia e Ensino da UFGRS. Porto Alegre: Instituto de Ciências Humanas – UFGRS, 2016. – 145p.

2015

BRONDANI, Clovis. (Org.). Ensino de Filosofia. Propostas e reflexões. Chapecó: Universidade Federal da Fronteira Sul, 2015.

HENNING, L. M. P. Filosofia e Educação: Caminhos Cruzados. 1a. ed. Curitiba: Appris, 2015. 325p.

ROCHA, Daiane Martins; LIMA E SILVA, Jason; BRITO, Evandro Oliveira de. Ensaios para o ensino de filosofia. São José: Centro Universitário Municipal de São José, 2015 – 173p.

SEVERINO, Antônio Joaquim; LORIERI, M. A.; GALLO, Silvio. (Org.). O papel formativo da filosofia. 1. ed. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2016. v. 1. 276p.

TOMAZETTI, Elisete M. Ensino de filosofia: experiências, problematizações e perspectivas. Curitiba: Appris, 2015. – 149p.

2014

DANNER, Fernando; DANNER, Leno Francisco (Org.). Ensino de Filosofia, Gênero e Diversidade: Pensando o Ensino de filosofia na escola. 1ed.Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2014.

GRISOTTO, A.; NARCISO, R. F.; SHISHITO, F. A.; FERREIRA, A. F.; SILVA, I. L. F.; SCHEVISBISKI, R. S.; ROSSI, M. A.; LIMA, A. J. C.; LIMA, A. M. S.; ARAUJO, A. L. (Org.). VII Seminário De Estágio De Ciências Sociais e IV Encontro Regional De Ensino De Sociologia Com O Tema: A Sociologia E A Filosofia No Ensino Médio: Saberes E Fazeres Em Debate. A1. ed. Londrina: UEL, 2014. v. 1. 99p.

GUIDO, Humberto; ALMEIDA JÚNIOR, J. B.; DANELON, M. (Org.). O transversal e o conceitual no ensino de filosofia. 1. ed. Uberlândia: Edufu, 2014. v. 1. 371p.

MATOS, Junot Cornélio; COSTA, Marcos Roberto Nunes. Ensino de filosofia: questões fundamentais. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2014. – 267p.

PAGOTTO-EUZEBIO, Marcos Sidnei; ALMEIDA, de Rogério (Org.). O que isto, a Filosofia [na Escola]? São Paulo, SP: Editora Laços – Selo Képos, 2014.

SÁ JUNIOR Lucrécio Araújo de, MENEZES, Antonio Basílio Novaes Thomaz de (Org.). Ensino de Filosofia. Experiências e Problematizações. 1ed. Campinas: Pontes, 2014.

SPINDOLA, Arlei de KRYSZSZUN, Claudia da Silva (Org.). Reflexões sobre a pesquisa e o ensino de filosofia na educação básica. Londrina – PR: UEL, 2014.

2013

CARVALHO, Marcelo; CORNELLI, Gabriele (Org). Filosofia e formação. Cuiabá: Central de texto, 2013.  (Especialização em Ensino de Filosofia para o Ensino Médio. Volume 1.)

CARVALHO, Marcelo; CORNELLI, Gabriele (Org). Filosofia e formação. Cuiabá: Central de texto, 2013. (Especialização em Ensino de Filosofia para o Ensino Médio. Volume 2.)

DENNER, Leno Francisco (Org.). Ensino de filosofia e interdisciplinaridade. 1ed. Porto Alegre: Editora Fi, 2013.

HORN, Geraldo Balduino; REZENDE, E. T.; TEIXEIRA, L.; ANDRADE, M. L. de; MAUCH, W. L.; VIEIRA, W. J. (Org.). Filosofia para vestibular: a filosofia e o filosofar nos textos clássicos. 1. ed. Curitiba: Juruá, 2013. 118p.

MATOS, Junot Cornélio; COSTA, Marcos Roberto Nunes (Org.) Filosofia: caminhos do ensinar e aprender. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2013. – 222p. II Congresso Brasileiro de Professores de Filosofia, ocorrido no dia 11, 12 e 13 na cidade de Recife.

SÁ, Lucrécio Araújo de; BIELA, Jaime (Org.). Filosofia no Ensino Médio: desafios e perspectivas. 1ed. Natal: EDUFRN, 2013.

TOMAZETTI, E. M. Com o Pibid-Filosofia Aprendi…. 1. ed. São Leopoldo: Oikós, 2013. v. 1. 82p.

TOMAZETTI, E. M.; LOPES, A. R. L. V. (Org.). Pibid UFSM: Experiências e Aprendizagens. Vol.2. 1. ed. São Leopoldo: Oikos, 2013. v. 2. 180p.

2012

DIEZ, Cáarmen Lúcia Fornari (Org.) Instigar a pensar e a questionar: o sentido do ensino de filosofia. Campinas: Mercado de Letras, 2012.

FELÍCIO, Carmelita Brito de Freitas (Org.). Filosofia: entre o ensino e a pesquisa. Goiânia: Richochete, 2012. – 288p. Experiência de ensino e pesquisa com o ensino de filosofia a partir do PIBID UFG.

HORN, Geraldo Balduino; MENDES, A. A. P.; DIEZ, Carmen Lúcia Fornari; STANGUE, Fábio; TEIXEIRA, L.; VALESE, R. (Org.). Filosofia – da dóxa à epistéme: caminhos para a experiência do filosofar. 1. ed. Curitiba: Juruá, 2012. 228p

HORN, Geraldo Balduino; MENDES, A. A. P.; SCHLESENER, Anita Helena; SEVERINO, A. J.; Tesser, G. J.; MOURA, Giselle; BARROS DIAS, J. M. de; ANDRADE, M. L. de; VOLPE, N. V.; SILVA, S. R.; ARIAS, V. (Org.). Filosofia e Educação: temas de investigação filosófica. 1. ed. Curitiba: Juruá, 2012. 204p.

KOHAN, Walter Omar; MULLER, Ingrid Xavier (Org.). Filosofar: aprender e ensinar. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.

KOHAN, Walter Omar; OLARIETA, Fabiana Beatriz (Org.). A escola pública aposta no pensamento. Belo Horizonte: Gutenberg, 2012. 254p.

2011

GOTO; Roberto; GALLO, Sílvio (Org). Da filosofia como disciplina: desafios e perspectivas. Edições Loyola: São Paulo, 2011, 150 p. II Simpósio sobre o Ensino de Filosofia, realizado pela Grupo de Pesquisa Paideia, na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em dezembro de 2009.

2010

CORNELLI, Gabriele; CARVALHO, Marcelo; DANELON, Márcio (Org). Filosofia: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2010. (Coleção explorando o ensino, volume 14).

HENNING, L. M. P. Pesquisa, ensino e extensão no campo filosófico-educacional – Possibilidades presentes no contexto universitário. 1. ed. Londrina: Editora da Universidade Estadual de Londrina-EDUEL, 2010. v. 1. 442p.

HENNING, L. M. P. Pesquisa, ensino e extensão no campo filosófico-educacional – Debate contemporâneo sobre a educação filosófica. 1. ed. Londrina: Editora da Universidade Estadual de Londrina-EDUEL, 2010. v. 2. 430p 9

NOVAES. José Luís Correa; AZEVEDO, Marco Antonio Oliveira de (Org). Filosofia e seu ensino: desafios emergentes. Porto Alegre: Sulina, 2010. – p. 215 -. IX Simpósio Sul-Brasileiro sobre o Ensino de Filosofia (Centro Universitário Metodista do IPA em Porto Alegre, maio de 2010).

2009

CEPPAS, Filipe; Ramos Paulo; SARDI, Sérgio (Org.) Ensino de filosofia: formação e emancipação. Campinas: Editora Alínea, 2009. (XIII Encontro Nacional de Filosofia. São Leopoldo).

TOMAZETTI, Elisete M.; GALLINA, Simone F. S. Territórios da prática filosófica. Santa Maria: Editora UFSM, 2009 – 192p.

TRENTIN, Renê; GOTO, Roberto (Org.) A filosofia e seu ensino: caminhos e sentidos. Edições Loyola, São Paulo, 2009, 108p. O I Simpósio sobre Ensino de Filosofia foi realizado pelo Grupo de Pesquisas Paideia, nos dias 3 e 4 de dezembro de 2007, na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

2008

KOHAN, Walter Omar; BORBA, Siomara (Org.). Filosofia, aprendizagem e experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2008, 360p. IV Colóquio Franco-Brasileiro de Filosofia da Educação – Filosofia, aprendizagem e experiência

KUIAVA, Evaldo Antônio; Sangalli, Idalgo José; Carbonara, Vanderlei (Org). Filosofia, formação docente e cidadania. Ijuí: Unijuí, 2008. VIII Simpósio Sul-Brasileiro sobre o Ensino de Filosofia (Universidade de Caxias do Sul-RS, maio de 2008).

SILVEIRA, Rene J. T.; GOTO, Roberto (Org). Filosofia na escola: diferentes abordagens. São Paulo: Loyola, 2008.  Filosofia & Vida. Continuidade.

2007

SARDI, Sérgio Augusto; SOUZA, Draiton Gonzaga de; CARBONARA, Vanderlei (Org). Filosofia e sociedade: perspectivas para o ensino de filosofia. Ijuí: Ed. Unijuí, 2007. – p 568. – (Coleção filosofia e ensino; 11). VII Simpósio Sul-Brasileiro sobre o Ensino de Filosofia.

SILVEIRA, Rene J. T. (Org.); GOTO, Roberto. (Org.). Filosofia no Ensino Médio – Temas, problemas e propostas. São Paulo: Loyola, 2007. – 118 p. – Curso de aperfeiçoamento organizado e promovida pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo em convênio com a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), especialmente o grupo de pesquisa Paideia e os participantes da linha Ensino de Filosofia – Filosofia & Vida.

2006

MAAMARI, Adriana Mattar; BAIRROS, Antônio Tadeu de; WEBER, José Fernandes (Org). Filosofia na Universidade. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006. –328p. – (Coleção filosofia e ensino; 9). VIII Encontro de Cursos de Filosofia do Sul do Brasil (Universidade Estadual de Londrina, maio de 2006).

2005

KOHAN, Walter (Org). Ensino de Filosofia: Perspectivas. Belo Horizonte: Autêntica, 2005 [2002], p. 296. Fórum de Ensino de Filosofia do Centro-Oeste (Universidade de Brasília, junho de 2001 – I Encontro Internacional “Filosofia e Educação”)

RIBAS et al (Org.). Filosofia e ensino: A filosofia na escola. Ijuí: Ed. Uniju, 2005. – 504p – (Coleção filosofia e ensino; 7). V Simpósio Sul-Brasileiro sobre o Ensino de Filosofia.

SOUZA, José Crisóstomo de. A filosofia entre nós. Ijuí: Editora Unijuí, 2005 – 160p. (Coleção Filosofía e Ensino 8).

2004

CANDIDO, Celso; CARBONARA, Vanderlei. Filosofia e Ensino: um diálogo transdisciplinar. Ijuí: Ed. Unijuí, 2004. – 584p – (Coleção filosofia e ensino 5).  IV Simpósio Sul-Brasileiro sobre o Ensino de Filosofia (UNISINOS, São Leopoldo, RS, maio de 2004).

GALLO, S.; DANELON, Márcio; CORNELLI, Gabriele (Org.). Ensino de Filosofia: Teoria e Prática. Ijuí: Editora Unijuí, 2004. v. 1. 270p. I Fórum Sudeste de Ensino de Filosofia (Universidade Metodista de Piracicaba, 29 de novembro e 1 de dezembro de 2002).

KOHAN, Walter Omar (Org). Filosofia: caminhos para seu ensino. Rio de Janeiro: DP&A, 2004. II Fórum Sudeste de Ensino de Filosofia/ II Encontro Internacional de Filosofia e Educação.

KOHAN, Walter Omar (Org). Políticas do ensino de filosofia. Rio de Janeiro: DP&A, 2004; II Fórum Sudeste de Ensino de Filosofia/ II Encontro Internacional de Filosofia e Educação.

KOHAN, Walter Omar (Org,). Lugares da Infância: Filosofia. Rio de Janeiro: DP&A, 2004. II Fórum Sudeste de Ensino de Filosofia/ II Encontro Internacional de Filosofia e Educação.

2003

GALLO, S.; CORNELLI, Gabriele; DANELON, Márcio (Org.). Filosofia do Ensino de Filosofia. Petrópolis: Vozes, 2003. – 190p – I Congresso Brasileiro de Professores de Filosofia, Piracicaba, 2000.

SANTOS-NETO, Antônio; QUEIROZ, Ivo Pereira de (Org). Filosofia e Ensino: possibilidades e desafios. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003. –280p – (Coleção filosofia e ensino 4). III Simpósio Sul-Brasileiro sobre o Ensino de Filosofia (PUC-Paraná, abril de 2003)

2002

CHITOLINA, Claudinei (Org.). O ensino de filosofia em questão. Maringá: Dental Press, 2002.

KOHAN, Walter Omar; FÁVERO, Altair; RAUBER, Jaime (Org.). Um olhar sobre o ensino de filosofia. Ijuí: Editora da UNIJUI, 2002. I Simpósio Sul-Brasileiro sobre o Ensino de Filosofia e o III Encontro dos Cursos de Filosofia do Sul do Brasil (Universidade de Passo Fundo, abril de 2001).

PIOVESAN, Américo. et al (Org) Filosofia e Ensino em Debate. Ijuí: Ed. Unijui, 2002, – 632p –(Coleção filosofia e ensino 2) – II Simpósio Sul-Brasileiro sobre o Ensino de Filosofia. (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, abril de 2002.

2000

GALLO, S.; KOHAN, Walter Omar (Org.). Filosofia no Ensino Médio. Petrópolis: Vozes, 2000. – 205p.