Livros publicados na área de Ensino de Filosofia (pelos membros do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar)
2021
ASPIS, R. P. L. Fazer filosofia com o corpo na rua: experimentações em pesquisa. 1. ed. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2021. v. 1. 172p.
LYRA, Edgar. O Esquecimento de uma Arte: retórica, educação e filosofia no século 21. 1. ed. São Paulo: Almedina, 2021. v. 1. 222p.
MURARO, Darcísio Natal; SOUSA, Claudiney José; CANTELLE, Lilian. O Ensino de Filosofia na Educação Básica: experiência de pensamento, emancipação e democracia. 1. ed. Campinas: Grupo Átomo e Alínea, 2021. v. 1. 395p .
NASCIMENTO, Christian Lindberg L. A pedagogia histórico-crítica como abordagem metodológica para o ensino de filosofia. Uberlândia: Navegando Publicações, 2021. Link: <https://www.editoranavegando.com/_files/ugd/35e7c6_2c3f2778f3914b3d8aa538f14c11f429.pdf>.
OLIVEIRA, Jelson. A filosofia vai ao museu: aprender e ensinar filosofia com arte. Caxias do Sul, RS: EDUCS, 2021.
RODRIGUES, Augusto; GELAMO, Rodrigo Pelloso (Org.) . Percepções sobre o ensino de filosofia: registros de um tempo e seus movimentos. 1. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2021. Link: <https://ebooks.marilia.unesp.br/index.php/lab_editorial/catalog/book/280>.
2020
CATELLI, R.; LA SALVIA, A. L.; SEFARIAN, A. P. G.; ESCOURA, M.; SILVA, P. T.; ROCHA, R. Indivíduo, natureza e sociedade: ensino médio (Coleção Módulos para o novo ensino médio: ciências humanas e sociais aplicadas) 1. ed. Sao Paulo: AJS, 2020. v. 1. 284p.
CATELLI, R.; LA SALVIA, A. L.; SEFARIAN, A. P. G.; ESCOURA, M.; SILVA, P. T.; ROCHA, R. Os tempos e espaços da cidade: ensino médio (Coleção Módulos para o novo ensino médio: ciências humanas e sociais aplicadas). 1. ed. Sao Paulo: AJS, 2020.
CATELLI, R.; LA SALVIA, A. L.; SEFARIAN, A. P. G.; ESCOURA, M.; SILVA, P. T.; ROCHA, R. Territórios e Fronteiras: ensino médio (Coleção Módulos para o novo ensino médio: ciências humanas e sociais aplicadas). 1. ed. Sao Paulo: AJS, 2020.
CATELLI, R.; LA SALVIA, A. L.; SEFARIAN, A. P. G.; ESCOURA, M.; SILVA, P. T.; ROCHA, R. Ética, Política e Trabalho: ensino médio (Coleção Módulos para o novo ensino médio: ciências humanas e sociais aplicadas). 1. ed., 2020.
CATELLI, R.; LA SALVIA, A. L.; SEFARIAN, A. P. G.; ESCOURA, M.; SILVA, P. T.; ROCHA, R. Relações de Poder e conflitos: ensino médio (Coleção Módulos para o novo ensino médio: ciências humanas e sociais aplicadas). 1. ed. Sao Paulo: AJS, 2020.
CATELLI, R.; LA SALVIA, A. L.; SEFARIAN, A. P. G.; ESCOURA, M.; SILVA, P. T.; ROCHA, R. Culturas e diferenças: ensino médio (Coleção Módulos para o novo ensino médio: ciências humanas e sociais aplicadas). 1. ed. São Paulo: AJS, 2020.
CEPPAS, Filipe; KOHAN, W. (Org.); BERTTOLINI, M. (Org.); LANGON, M. (Org.) ; GRAU, O. (Org.) ; OYARZUN, P. (Org.) ; CERLETTI, A. (Org.) . Narrativas confinadas. Voces desde el sur. 1. ed. Rio de Janeiro: NEFI, 2020. 308p.
FERRAZ, L. S. L. A. Olimpíadas de Filosofia do Rio de Janeiro: o pensamento na roda. 1. ed. Rio de Janeiro: NEFI EDIÇÔES, 2020. v. 1. 278p.
FLOR DO NASCIMENTO, Wanderson. Entre apostas e heranças: contornos africanos e afro-brasileiros na educação e no ensino de filosofia no Brasil. 1. ed. Rio de Janeiro: NEFI Edições, 2020.
HORN, Geraldo Balduino; LIMA, L. V. (Org.); ARIAS, V. (Org.). Educação Filosófica – Método e Dimensões. 1. ed. Curitiba: Platô Editorial, 2020. v. 1. 178p.
HORN, Geraldo Balduino; LIMA, L. V. (Org.); ARIAS, V. (Org.). Ensino de Filosofia: dimensões teórico-metodológicas. 1. ed. Curitiba: Platô Editorial, 2020. v. 1000. 300p.
MACEDO, Francisco Rodrigues (Org.); SILVA, Gildimar (Org.); MATOS, Junot Cornélio (Org.). De Filosofias e de Filosofares: olhares e pensares sobre achados e acontecências. 1ª. ed. Maceió/AL: Philos, 2020. v. 300. 240p.
MASTEY, A.; HORN, Geraldo Balduino. Filosofia Latino-Americana: o ensino de ética e política. 1. ed. Curitiba: Platô Editorial, 2020. v. 1000. 149p.
MENDONCA, S. (Org.); GALLO, SILVIO (Org.). A escola – problema filosófico. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2020. v. 1. 207p
MORAES, Francisco José Dias de (Org.); PEREIRA, Bianca Vilhena Campinho (Org.); GUIMARAES, M. S. (Org.). Filósofos e o medo da morte. 2. ed. Rio de Janeiro: CEFET RJ, 2020. v. 1. 193p.
NOGUERA, Renato. Por que amamos: o que os mitos e a filosofia têm a dizer sobre o amor. 1. ed. Rio de Janeiro: Harper Collins, 2020. 208p.
ROCHA, R. P. Escola Partida. Ética e política na sala de aula. 1. ed. São Paulo: Editora Contexto, 2020.
SOARES, P. S. (Org.); PIMENTA, A. R. (Org.). Pesquisas em ensino de filosofia: experiências no PROF FILO. 1. ed. Palmas: Ed. UFT, 2020. v. 1. 142p.
TEIXEIRA NETO, J.; CIRINO, M. R. D. (Org). Filosofia do ensino de filosofia: perspectivas filosóficas e ações educativo-filosóficas na educação escolar. 1. ed. Curitiba: EDITORA CRV, 2020. v. 1. 194p.
TOMAZETTI, E. M.; RIBAS, J. E. (Org.); BUGS, J. (Org.); SANTOS, S. K. (Org.) . Estágio Docente em Filosofia: proposições didáticas. 1. ed. Veranópolis: Diálogo Freiriano, 2020. v. 50. 190p.
TREVISAN, Amarildo Luis (Org.); TOMAZETTI, E. M. (Org.); ROSSATO, Noeli Dutra (Org.). Filosofia e educação: escola, violência e ética. 1. ed. Curitba: Appris, 2020. 350p.
VELASCO, P. D. N. Filosofar e Ensinar a Filosofar: registros do GT da ANPOF 2006-2018. 1. ed. Rio de Janeiro: NEFI Edições, 2020. v. 1. 602p. Link: http://filoeduc.org/nefiedicoes/colecoes.php
2019
CEPPAS, Filipe. Ensaios de filosofia nos trópicos – Questões de ensino e aprendizado. 1. ed. Campinas: Editora Unicamp, 2019. 280p.
FARIA, F. C. C. E. (Org.); GUIMARAES, M. S. (Org.). O ensino de filosofia no século XXI. VII. ed. Salerno: Edizione Il Sapere, 2019. v. 2. 372p.
GALEFFI, DANTE AUGUSTO. Filosofar & Educar: Quando filosofar é educar (Coleção filosofar e educar v. 2). 1. ed. Curitiba: EDITORA CRV, 2019. v. 2. 180p.
PASCHOAL, A. E.; VIESENTEINER, J. L. (Org.); PIMENTA, A. R. (Org.). Filosofar e ensinar a filosofar. 1. ed. São Paulo: ANPOF, 2019. v. 1. 314p.
VELASCO, P. D. N. (org.). Ensino – de qual? – Filosofia: ensaios a contrapelo. 1. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2019. v. 1. 343p. Link: https://ebooks.marilia.unesp.br/index.php/lab_editorial/catalog/book/159#:~:text=As%20autoras%20e%20os%20autores,professores%20e%20professoras%20dessa%20disciplina.
2018
CASTANHEIRA, A. M.; PINTO, Felipe Gonçalves; ALVARENGA, R.; OLIVEIRA, L. C. F. (Org.). Café: formação e autoformação em filosofia e outros cafés. 1. ed. Rio de Janeiro: Publit, 2018.
DURÁN, M.; KOHAN, Walter Omar. Manifesto por uma escola filosófica popular. 1. ed. Rio de Janeiro: NEFI, 2018. 144p.
GONTIJO, Pedro; OLIVEIRA, A. K. B.; REGO, P. L.; SILVA, H. P. Filosofia – 3º Ano do Ensino Médio. 1. ed. Brasília: Edebê, 2018. v. 1. 185p.
GONTIJO, Pedro. Filosofia 2º Ano Ensino Médio. 1. ed. Brasília: Edebê, 2018. v. 1. 185p.
PAGNI, Pedro. Ética, transversalidade e deficiência: desafios da arte de viver à educação. 1. ed. Curitiba: Editora CRV, 2018. v. 1. 162p.
SILVA, W. L.; CARDOSO, R. C.; NOGUERA, Renato ou NOGUEIRA JR., R.; FLORARGAN, V.; SOUZA, G. F. (Org.). Assim disseram as crianças: dicionário transdisciplinar ilustrado por palavras filosóficas. 1. ed. Rio de Janeiro: Héxis Editora, 2018. v. 1. 160p.
2017
BANNELL, R.I.; GOMES, Luís Roberto; GALLO, Sílvio; PAGNI, Pedro Angelo (Org.). Filosofia da Educação: entre a formação de educadores e a qualificação profissional. 1. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2017. v. 1. 237p.
CARNEIRO, Silvio R. G.; ALENCAR, Marta; CORREIA, Adriano; PASCHOAL, Edmilson. Filosofar e Ensinar a Filosofar. 1. ed. São Paulo: ANPOF, 2017. 374p. Link: http://www.anpof.org/portal/images/filosofar-ensinar-filosofar.pdf
COSTA, A. C. M.; PIMENTA, A. R.; MOREIRA, M. S. F. P. EDUCAÇÃO NO E DO CAMPO: olhares que se cruzam. 1. ed. Uberlândia: UFU/PROEX, 2017. v. 1. 350p.
CILENTO, A. Z.; PEREIRA, M. S.; VELASCO, P. D. N. II Encontro Nacional PIBID-Filosofia: memórias e reflexões. Porto Alegre: Editora Fi, 2017, v.1. p.292. Link: https://www.editorafi.org/157pibidfilosofia
DANELON, M.; LIMA, S. C. F. (Org.). Filosofia da educação e formação de professores. Contribuições da filosofia para pensar a educação. 1ª ed. Jundiaí: Paco Editora, 2017. v. 01. 359p.
GALEFFI, D. A. Didática filosófica mínima. Ética do fazer-aprender a pensar de modo próprio e apropriado como educar transdisciplinar. 1. ed. Salvador: Quarteto Editora, 2017. v. 1. 154p.
GONTIJO, Pedro Ergnaldo. Filosofia: 1º ano. 1. ed. Brasília: Edebê Brasil, 2017. v. 1. 176p.
HORN, Geraldo Balduino. Ensinar Filosofia: pressupostos teóricos e metodológicos. 2. ed. Curitiba: CRV, 2017. v. 1. 213p.
LOPES, D. B.; PINTO, Felipe Gonçalves; ALVARENGA, R.; BETTENCOURT, T. E.; SILVA, W.; CAMARA, R. C. Z.; SOUZA, P. B.; CASTANHEIRA, A. M. (Org.). Hortelã: Textos sobre formação de professores em filosofia e outros ensaios. 1. ed. Rio de Janeiro: Publit, 2017. v. 1. 200p.
PAGNI, Pedro; LOPES, R. B.; SILVA, Divino José da (Org.). A experiência do pensar em educação: identidade ou diferença. 1. ed. Marília: Poiesis, 2017. v. 1. 240p.
TEIXEIRA, L. S.; HORN, Geraldo Balduino. Didática do Ensino de Filosofia: pressupostos teórico-metodológicos. 1. ed. Editora CRV, 2017. v. 1000. 148p.
TRIGO, A. G. M. et al. (Org.). Maçã com Canela: produtos educacionais e outros textos. 1. ed. Rio de Janeiro: Publit, 2017. v. 1. 286p.
2016
BRITO, M. R.; GALLO, S. (Org.). Filosofias da Diferença e Educação. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física Editorial, 2016. 300p.
CASTANHEIRA, M.; SILVA, J. A. F.; PEREIRA, Taís Silva (Org.). Erva Cidreira: textos sobre produção do conhecimento, produção de material didático e outros ensaios. 1. ed. Rio de Janeiro: Publit, 2016. http://dippg.cefet-rj.br/ppfen/attachments/article/147/PPFEN_ErvaCidreira.pdf
CIRINO, M. R. D. Filosofia com crianças: cenas de experiência em Caicó (RN), Rio de Janeiro (RJ) e La Plata (Argentina). 1. ed. Rio de Janeiro: Núcleo de Estudos Filosofias e Infâncias – NEFI, 2016. v. 1. 258p.
DALBOSCO, Cláudio Almir; PAGNI, Pedro Ângelo; GALLO, Silvio (Org.). Filosofia da Educação como práxis humana – homenagem a Antônio Joaquim Severino. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2016. 303p.
FURTADO, R. M. M.; ASPIS, R. P. L.; FERRARI, S. C. M. (Org.). Filosofia e Educação: filosofia(s) da imagem e educação. 1. ed. Campinas – SP: UNICAMP, 2016. v. 1. 162p.
GALLO, S. Deleuze & a Educação. 3ª edição. Belo Horizonte: Autêntica, 2016. v. 1. 98p.
LA SALVIA, A. L. Problemas de uma pedagogia do conceito, pensando um ensino de filosofia. 1. ed. Rio de Janeiro: Livros Ilimitados, 2016. v. 1. 273p.
MAAMARI, Adriana Mattar. Tendências para o Ensino de Filosofia: desafios de ensino-aprendizagem. 1. ed. Curitiba: CRV, 2016. v. 1. 141p.
MAAMARI, Adriana Mattar. Tendências Inovadoras para o Ensino de Filosofia. 1. ed. Curitiba: CRV, 2016. v. 1. 152p.
MARTINS, F. F. R.; LOPES, S. W.; KOHAN, Walter Omar (Org.). O ato de educar em uma língua ainda por ser escrita. 1. ed. Rio de Janeiro: NEFI, 2016. v. 1. 480p.
SECCO, G. D.; NASCIMENTO, D.S.; SAUTTER, F. T.; Pugliese, N. S. A.; BRANDÃO, R.M.; ALENCAR, M. V.; ROCHA, R. P.; TOMAZETTI, E. M. (Org.). Epistemologia e Currículo: Registros do II Workshop de Filosofa e Ensino da UFRGS. 1. ed. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2016. v. 1. 145p. Link: https://philarchive.org/archive/SECEEC
SEVERINO, Antônio Joaquim; LORIERI, M. A.; GALLO, S. (Org.). O papel formativo da filosofia. 1. ed. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2016. v. 1. 276p.
2015
CARVALHO, A. F.; GALLO, S. (Org.). Repensar a Educação 40 Anos após. 1. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015. v. 1. 462p.
GALLO, S. Metodología de la enseñanza de la filosofía. 1. ed. Los Polvorines: Ediciones Universidad Nacional de General Sarmiento, 2015. v. 1. 152p.
GONTIJO, Pedro; CARVALHO, M. (Org.); ALMEIDA JUNIOR, J. B. (Org.). Filosofia e Ensinar Filosofia. São Paulo: ANPOF, 2015, v. 1, 307p. Link: http://www.anpof.org/portal/images/Colecao_XVI_Encontro_ANPOF/CarvalhoM.Benedito_de_Almeida_JuniorJ._GontijoP._Filosofia_e_Ensinar_Filosofia.pdf
HENNING, L. M. P. Filosofia e Educação: Caminhos Cruzados. 1a. ed. Curitiba: Appris, 2015. 325p.
KOHAN, Walter Omar. Childhood, education and philosophy. New ideas for an old relationship. 1. ed. New York: Routledge, 2015. 116p.
KOHAN, Walter Omar; WOZNIAK, Jason. The inventive schoolmaster. Simón Rodríguez. 1. ed. Boston: Sense, 2015. 85p.
KOHAN, Walter Omar. Viajar para vivir: ensayar. La vida como escuela de viaje. 1. ed. Buenos Aires: Miño y Dávila, 2015. 288p.
MATOS, Junot Cornélio. DIALOGAÇÃO – Filosofia da Educação. 1. ed. Curitiba/PR: Editora CRV, 2015. v. 1000. 203p.
ROCHA, R. P. Ensino de Filosofia e Currículo. 2ª. ed. Santa Maria, RS: Editora UFSM, 2015. 224p.
TOMAZETTI, E. M. Ensino de Filosofia: experiências, problematizações e perspectivas. 1. ed. Curitiba: Appris, 2015. v. 1. 147p.
TOMAZETTI, E. M.; FERREIRA, V. S. (Org.). Práticas educativas em questão. 1. ed. Maringá: EDUEM, 2015. v. 1. 216p.
2014
ALMEIDA JÚNIOR, J.B.; GUIDO, H. A. de Oliveira; DANELON, M. (Org.). O transversal e o conceitual no Ensino de Filosofia. 1ed. Uberlândia: EDUFU, 2014.
BAUER, C.; LORIERI, M. A.; Roggero, R. (Org.). Pedagogias Alternativas. 1. ed. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2014. v. 1. 396p.
FRANCO, Renato Bueno; OLIVEIRA, Paula Ramos de (Org.). Políticas e poéticas do inconformismo. 1. ed. Rio de Janeiro: Azougue, 2014. 256p.
GALLO, S. As diferentes faces do racismo e suas implicações na escola. 1. ed. Campinas: Leitura Crítica, 2014. v. 1. 193p.
GALLO, S. Una conversación sobre educación libertaria – la visita de Silvio Gallo a Chile. 1. ed. Santiago: Editorial Indômita, 2014. v. 1. 50p.
GELAMO, R. P. La enseñanza de filosofía en el umbral de la contemporaneidad: que hace el filósofo cuando su oficio es ser profesor de filosofia?. 1. ed. Bogota: Editorial San Buenaventura, 2014.
GRISOTTO, A.; NARCISO, R. F.; SHISHITO, F. A.; FERREIRA, A. F.; SILVA, I. L. F.; SCHEVISBISKI, R. S.; ROSSI, M. A.; LIMA, A. J. C.; LIMA, A. M. S.; ARAUJO, A. L. (Org.). VII Seminário De Estágio De Ciências Sociais e IV Encontro Regional De Ensino De Sociologia Com O Tema: A Sociologia E A Filosofia No Ensino Médio: Saberes E Fazeres Em Debate. A1. ed. Londrina: UEL, 2014. v. 1. 99p.
GUIDO, H. A arte de aprender: metodologia do trabalho escolar na educação básica. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. v. 1. 142p.
GUIDO, H.; ALMEIDA JÚNIOR, J. B.; DANELON, M. (Org.). O transversal e o conceitual no ensino de filosofia. 1. ed. Uberlândia: Edufu, 2014. v. 1. 371p.
KOHAN, Walter Omar. La filosofia como paradosso. 1. ed. Roma: Aracne, 2014. 114p.
MATOS, Junot Cornélio; COSTA, Marcos Roberto Nunes (Org.). Ensino de Filosofia: Questões Fundamentais. 1. ed. Recife: Editora da UFPE, 2014. v. 1. 267p.
NETTO, M. J. V.; MARTINS, F. F. R.; KOHAN, Walter Omar (Org.). Encontrar escola. O ato educativo e a experiência da pesquisa em educação. 1. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2014. v. 1. 172p.
NOGUERA, Renato ou NOGUEIRA JR., R. O Ensino de Filosofia e a Lei 10639. 1. ed. Rio de Janeiro: Pallas: Biblioteca Nacional, 2014. 136p.
PAGNI, P. A. Experiência estética, formação humana e arte de viver: desafios filosóficos à educação escolar. 1. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014. v. 1. 338p.
2013
GALLO, S.; ROMAGUERA, A. R. T.; PINHEIRO, A. L. G.; MARQUES, D.; ANDRADE, E. C. P.; SILVA, Glaúcia Maria Figueiredo; PASTRE, J. L.; FARIA, Marcelly Camacho Tortelli; ASPIS, R. L.; NASCIMENTO, R. D. S. Educação menor: conceitos e experimentações. 1. ed. Curitiba: Prismas/Appris, 2013. v. 1. 198p.
HORN, Geraldo Balduino; REZENDE, E. T.; TEIXEIRA, L.; ANDRADE, M. L. de; MAUCH, W. L.; VIEIRA, W. J. (Org.). Filosofia para vestibular: a filosofia e o filosofar nos textos clássicos. 1. ed. Curitiba: Juruá, 2013. 118p.
KOHAN, Walter Omar; OLARIETA, Fabiana Beatriz; SANTIAGO JUNIOR, J. R. P.; Léo, A.; MELO, Danilo; WOZNIAK, Jason; GOMES, V. C. A. D. (Org.). La escuela pública apuesta al pensamiento. 1. ed. Rosario: Homo Sapiens, 2013. v. 1. 254p.
LOPES, A. R. L. V. (Org.); TOMAZETTI, E. M. (Org.). Pibid UFSM: Experiências e Aprendizagens. Vol.1. 1. ed. São Leopoldo: Oikos, 2013. v. 1. 268p.
MATOS, Junot Cornélio. A Formação Pedagógica dos professores de Filosofia. Um debate. Muitas Vozes. 2ª. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2013. v. 1. 217p.
MATOS, Junot Cornélio et al (Org.). Filosofia: Caminhos do Ensinar e Aprender. 1. ed. Recife/PE: Editora Universitária UFPE, 2013. v. 1. 222p.
NOGUERA, Renato ou NOGUEIRA JR., R.; CARVALHO, C. R.; SALES, S. R. (Org.). Relações Étnico-Raciais e Educação: contextos, práticas e pesquisas. 1a. ed. Rio de Janeiro: Nau e Edur, 2013. v. 500. 225p.
TOMAZETTI, E. M.; LOPES, A. R. L. V. (Org.). Pibid UFSM: Experiências e Aprendizagens. Vol.2. 1. ed. São Leopoldo: Oikos, 2013. v. 2. 180p.
TOMAZETTI, E. M. Com o Pibid-Filosofia Aprendi…. 1. ed. São Leopoldo: Oikós, 2013. v. 1. 82p.
2012
GALLO, S. Metodologia do Ensino de Filosofia – uma didática para o ensino médio. 1. ed. Campinas: Papirus, 2012. v. 1. 170p.
HORN, Geraldo Balduino; MENDES, A. A. P.; DIEZ, Carmen Lúcia Fornari; STANGUE, Fábio; TEIXEIRA, L.; VALESE, R. (Org.). Filosofia – da dóxa à epistéme: caminhos para a experiência do filosofar. 1. ed. Curitiba: Juruá, 2012. 228p.
HORN, Geraldo Balduino; MENDES, A. A. P.; SCHLESENER, Anita Helena; SEVERINO, A. J.; Tesser, G. J.; MOURA, Giselle; BARROS DIAS, J. M. de; ANDRADE, M. L. de; VOLPE, N. V.; SILVA, S. R.; ARIAS, V. (Org.). Filosofia e Educação: temas de investigação filosófica. 1. ed. Curitiba: Juruá, 2012. 204p.
KOHAN, Walter Omar; OLARIETA, Fabiana Beatriz (Org.). A escola pública aposta no pensamento. 1. ed. Belo Horizonte: Gutenberg, 2012. 254p.
NOGUERA, Renato ou NOGUEIRA JR., R. Nana & Nilo: aprendendo a dividir. 1. ed. Rio de Janeiro: Hexis, 2012. v. 200. 26p.
NOGUERA, Renato ou NOGUEIRA JR., R. Nana & Nilo: que jogo é esse? 1. ed. Rio de Janeiro: Hexis, 2012. v. 300. 26p.
OLIVEIRA, Paula Ramos de; KOHAN, W. O. (Org.). Biopolítica, escola e resistência. Infâncias para a formação de professores. 1. ed. Campinas, SP: Alínea, 2012. v. 02. 288p.
PAGNI, P. A.; BUENO, S. F.; GELAMO, Rodrigo Pelloso (Org.). Biopolítica, Arte de Viver e Educação. 1. ed. Marília, São Paulo: Oficina Universitária/Cultura Acadêmica, 2012. v. 1. 304p. Link: http://ebooks.marilia.unesp.br/index.php/lab_editorial/catalog/book/35
XAVIER, Ingrid Müller; KOHAN, W. O. (Org.). Filosofar: aprender e ensinar. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. 224p.
ZUBEN, M. C. V.; MORAES, D.; LIMA, I. P. C.; SILVEIRA, Éricka Janine Dantas da (Org.). Filosofia, educação e saúde: interfaces. 1ª. ed. Mossoró: Edições UERN, 2012. v. 1. 405p.
2011
CASTRO, E. A.; OLIVEIRA, Paula Ramos de (Org.). Educando para o pensar. 1. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011. 2ª reimpr.
DIAS, E. T. D. M.; LORIERI, M. A. (Org.). Educação hoje: diversos olhares. 1. ed. Jundiaí, SP: Paco e Littera Editora Ltda, 2011. v. 1. 130p.
GELAMO, R. P.; Pagni, P. A.; BROCANELLI, C.; SILVA, V. P. (Org.). Número temático sobre o Ensino da Filosofia na Educação em Revista (UNESP). 1. ed. Marília: Oficina Universitária, 2011. v. 1. 206p.
GOTO, Roberto Akira; GALLO, S. (Org.). Da Filosofia como disciplina: desafios e perspectivas. 1. ed. São Paulo: Loyola, 2011. v. 1. 150p.
KOHAN, Walter Omar. Sócrates & a educação. O enigma da filosofia. 1. ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora, 2011. v. 1. 152p.
PAGNI, P. A. Anísio Teixeira – Experiência reflexiva e projeto democrático: a atualidade de uma filosofia da educação. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2011. v. 1. 134p.
SEVERINO, Antônio Joaquim; ALMEIDA, Cleide Rita Silvério de; LORIERI, M. A. (Org.). Perspectivas da Filosofia da Educação. 1. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2011. v. 1. 278p.
SILVA, André Gustavo Ferreira (Org.); Silva, Gildemarks Costa (Org.); MATOS, Junot Cornélio (Org.). Fundamentos da Educação: Fronteiras e Desafios. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2011. 204p.
2010
CORNELLI, Gabriele; CARVALHO, Marcelo; DANELON, M. (Org.). Filosofia: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação – Secretaria de Educação Básica, 2010. v. 14. 212p.
HENNING, L. M. P. Pesquisa, ensino e extensão no campo filosófico-educacional – Possibilidades presentes no contexto universitário. 1. ed. Londrina: Editora da Universidade Estadual de Londrina-EDUEL, 2010. v. 1. 442p.
HENNING, L. M. P. Pesquisa, ensino e extensão no campo filosófico-educacional – Debate contemporâneo sobre a educação filosófica. 1. ed. Londrina: Editora da Universidade Estadual de Londrina-EDUEL, 2010. v. 2. 430p.
HORN, Geraldo Balduino; SCLESENER, Anita Helena; TEIXEIRA, L.; VALESE, R.; SILVA CARVALHO, D. da (Org.). Textos Clássicos de Filosofia: Conhecimento, Ética e Política. 1. ed. Curitiba: Chain, 2010. 133p.
LORIERI, M. A. Carl Rogers. 1. ed. Recife, PE: Massangana, 2010. v. 1. 141p.
PAGNI, P. A.; GELAMO, Rodrigo Pelloso (Org.). Experiência, Educação e Contemporaneidade. 1. ed. Marília; São Paulo: Poïesis; Cultura Acadêmica, 2010. v. 1. 248p. Link: https://www.marilia.unesp.br/Home/Publicacoes/poeisis.pdf
VELASCO, P. D. N. Educando para a argumentação: contribuições do ensino da lógica. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.
2009
ASPIS, R. P. L.; GALLO, SIlvio D. O. Ensinar Filosofia um livro para professores. 1. ed. São Paulo: Atta Midia e Educação, 2009. v. 1. 152p.
CEPPAS, Felipe; OLIVEIRA, Paula Ramos de; SARDI, Sérgio Augusto (Org.). Ensino de filosofia, formação e emancipação. 1. ed. Campinas: Editora Alínea, 2009. 215p.
CILENTO, Angela Zamora et al (Org.). Coleção Licenciaturas em Debate. São Paulo: Editora Plêiade, 2009, v.2. p.675.
GALLO, S. Subjetividade, Ideologia e Educação. 1. ed. Campinas: Alínea, 2009. v. 1. 152p.
GALLO, S.; VEIGA NETO, Alfredo (Org.). Fundamentalismo & Educação. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. v. 1. 240p.
GELAMO, R. P. O ensino da filosofia no limiar da contemporaneidade: o que faz o filósofo quando seu ofício é ser professor de filosofia?. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. 182p. Link: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/109314/ISBN9788598605951.pdf?sequence=2&isAllowed=y
HORN, Geraldo Balduino. Ensinar Filosofia: Pressupostos Teóricos e Metodológicos. 1. ed. Ijuí: Unijuí, 2009. 221p.
KOHAN, Walter Omar. Filosofia. O paradoxo de aprender e ensinar. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. 96p.
LORIERI, M. A.; DIAS, E. T. D. M. (Org.). Teorias e políticas em educação. 1. ed. São Paulo: Xamã, 2009. v. 1. 180p.
MATOS, Junot Cornélio; SILVA, S. M. G. da (Org.). Linguagem e educação: diálogo de fronteira. 1. ed. Recife: FASA – Fundação Antônio dos Santos Abrantes, 2009. v. 1. 334p.
NOGUERA, Renato ou NOGUEIRA JR., R. Aprendendo a ensinar: uma introdução aos fundamentos filosóficos da educação. 1a. ed. Curitiba, 2009. v. 1. 208p.
TOMAZETTI, E. M.; GALLINA, Simone Freitas da Silva (Org.). Territórios da Prática Filosófica. 1ª. ed. Santa Maria: UFSM, 2009. v. 1. 192p.
2008
HORN, Geraldo Balduino; ANDRADE, M. L. de; Tesser, G. J.; TEIXEIRA, L.; SOCZEK, D.; SCHLESENR, Anita Helena; DIEZ, Carmen Lúcia Forniari (Org.). Discutindo Textos Filosóficos: Conhecimento, Ética, Política e Educação. 1. ed. Curitiba: Editora e Livraria Cahin, 2008. 137p.
KOHAN, Walter Omar; BORBA, Siomara; KOHAN, W. O. (Org.). Filosofia, aprendizagem, experiência. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. v. 1. 360p.
KOHAN, Walter Omar. Filosofía, la paradoja de aprender y enseñar. 1. ed. Buenos Aires: Libros del Zorzal, 2008. v. 1. 100p.
LORIERI, M. A.; RIOS, T. A. Filosofia na escola: o prazer da reflexão. (2a edição revista e ampliada). 2a. ed. São Paulo – SP: Moderna, 2008. v. 1. 72p.
MATOS, Junot Cornélio. Em toda parte e em nenhum lugar: a formação pedagógica do professor de filosofia. 2. ed. RECIFE: FASA, 2008. v. 1. 332p.
PAGNI, P. A. Anísio Teixeira: experiência reflexiva e projeto democrático: a atualidade de uma filosofia da educação. 1. ed. Petrópolis: Vozes, 2008. v. 1. 134p.
2007
ALVES, Dalton José. A filosofia no ensino médio: ambigüidades e contradições na LDB (1ª Reimpressão). 1. ed. Campinas, SP: Editora Autores Associados LTDA., 2007. V. 500. 158p. Link: https://www.autoresassociados.com.br/educacao-contemporanea/a-filosofia-no-ensino-medio.html
GALLO, S. Pedagogia Libertária – anarquistas, anarquismos e educação. 1. ed. São Paulo: Editora Imaginário/ Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2007. v. 1. 268p.
HORN, Geraldo Balduino. Textos Filosóficos em Discussão: Platão, Maquiavel, Descartes e Sartre. 2ª. ed. Curitiba: Editora do Chaim, 2007. 171p.
KOHAN, Walter Omar. Infancia, política y pensamiento. Ensayos de filosofía y educación. 1. ed. Buenos Aires: Del Estante, 2007. v. 1. 116p.
PAGNI, P. A.; SILVA, Divino José da (Org.). Introdução à Filosofia da Educação – temas contemporâneos e história. 1. ed. São Paulo: Editora Avercamp, 2007. v. 1. 328p.
SARDI, Sérgio Augusto; Draiton Gonzaga de Souza; CARBONARA, V. (Org.). Filosofia e sociedade: perspectivas para o ensino de filosofia. 1. ed. Ijuí, RS: Editora Unijuí, 2007. v. 1. 564p.
2005
KOHAN, Walter Omar; FRESQUET, Adriana Mabel. Educação, Sociedade e Cidadania. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2005. v. 1. 88p.
SARDI, Sérgio Augusto. Ula: jugando a pensar. 1. ed. Buenos Aires: Novedades educativas, 2005. v. 1. 64p.
2004
GALLO, S.; SOUZA, Regina Maria de (Org.). Educação do Preconceito – ensaios sobre poder e resistência. 1. ed. Campinas: Editora Alínea, 2004. v. 1. 190p.
GALLO, S.; DANELON, Márcio; CORNELLI, Gabriele (Org.). Ensino de Filosofia: Teoria e Prática. 1. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2004. v. 1. 270p.
GALLO, S.; RIVERO, Cléia Maria da Luz (Org.). A Formação de Professores na Sociedade do Conhecimento. 1. ed. Bauru: EDUSC, 2004. v. 1. 234p.
GALLO, S.; KOHAN, Walter Omar (Org.). A Filosofia e seu Ensino – Cadernos CEDES, vol. 24, n. 64. 1. ed. Campinas: CEDES – Centro de Estudos Educação e Sociedade, 2004. v. 1. 135p.
KOHAN, Walter Omar. Políticas do ensino de filosofia. 1. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2004. v. 1. 216p.
KOHAN, Walter Omar (Org.). Filosofia: Caminhos para seu ensino. 1. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2004. v. 1. 191p.
KOHAN, Walter Omar (Org.). Anais do II Encontro Internacional de Filosofia e Educação – II Fórum Sudeste de Ensino de Filosofia: Políticas do Ensino de Filosofia. 1. ed. Rio de Janeiro, RJ: N.A.D.A. – PUC-Rio, 2004. v. 1.
KOHAN, Walter Omar (Org.). Anais do II Colóquio Franco-Brasileiro de Filosofia da Educação. 1. ed. Rio de Janeiro, RJ: UERJ, 2004. v. 1.
LORIERI, M. A.; RIOS, T. A. Filosofia na escola: o prazer da reflexão. 1a. ed. São Paulo – SP: Moderna, 2004. v. 1. 88p.
OLIVEIRA, Paula Ramos de. Filosofia para a formação da criança. 1. ed. São Paulo: Editora Pioneira Thomson Learning, 2004. v. 1. 237p.
SARDI, Sérgio Augusto. Ula – Brincando de pensar. 1. ed. Petrópolis: Vozes, 2004. v. 1. 64p.
SARDI, Sérgio Augusto. Ula – Um diálogo entre adultos e crianças. 1. ed. Petrópolis: Vozes, 2004. v. 1. 40p.
2003
GALLO, S.; CORNELLI, Gabriele; DANELON, Márcio (Org.). Filosofia do Ensino de Filosofia. 1. ed. Petrópolis: Vozes, 2003. v. 1. 190p.
2002
KOHAN, Walter Omar (Org.). Ensino de Filosofia. Perspectivas. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. v. 1. 298p.
KOHAN, Walter Omar; FÁVERO, Altair; RAUBER, Jaime (Org.). Um olhar sobre o ensino de filosofia. 1. ed. Ijuí, RS: Editora da UNIJUI, 2002. v. 1.
LORIERI, M. A. Filosofia: fundamentos e métodos. Filosofia no ensino fundamental. 1a. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2002. v. UM. 231p.
OLIVEIRA, Paula Ramos de; CASTRO, E. A. (Org.). Educando para o pensar. 1. ed. São Paulo: Editora Pioneira Thomson Learning, 2002. 130p.
2001
ASPIS, R. P. L.. Ensinando a Pensar com as: Idéias que contam histórias, histórias das idéias do zé. Livro de Orientação para Professores. 1. ed. São Paulo: Callis Editora, 2001. v. 1. 63p.
GALEFFI, D. A. O Ser-sendo da Filosofia. Uma compreensão poemático-pedagógica para o fazer-aprender Filosofia. 1. ed. Salvador – Ba: Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA), 2001. v. 1. 583p.
LUDKE, M.; CEPPAS, Filipe; PUGGIAN, C.; COELHO, S. L. B.; CAVALCANTE, R. L. A. O professor e a pesquisa. 2. ed. Campinas: Papirus, 2001. v. 1. 112p.
2000
GALLO, S.; KOHAN, Walter Omar (Org.). Filosofia no Ensino Médio. 1. ed. Petrópolis: Vozes, 2000. v. 1. 205p.
GALLO, S. Anarquismo: uma introdução filosófica e política. 1. ed. Rio de Janeiro: Achiamé, 2000. v. 1. 100p.
KOHAN, Walter Omar; LEAL, Bernardina; RIBEIRO, Á. (Org.). Filosofia na Escola Pública. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000. 310p.
KOHAN, Walter Omar; GALLO, Sílvio Donizetti de Oliveira (Org.). Filosofia no Ensino Médio. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2000. 205p.
KOHAN, Walter Omar; WAKSMAN, V. (Org.). Filosofía con niños. Aportes para trabajar en el aula. 1. ed. Buenos Aires: Novedades Educativas, 2000. v. 1. 145p.
KOHAN, Walter Omar. Filosofia para Crianças. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. 133p.
KOHAN, Walter Omar; WAKSMAN, V. (Org.). Filosofía para Niños. Discusiones y Propuestas. 1. ed. Buenos Aires: Novedades Educativas, 2000. v. 1. 219p.
PAGNI, P. A. Do Manifesto de 1932 à construção de um saber pedagógico: ensaiando um diálogo entre Fernando de Azevedo e Anísio Teixeira. 1. ed. Ijuí: Editora UNijuí, 2000. v. 1. 344p.
SARDI, Sérgio Augusto. Ula. I. ed. Porto Alegre: WSeditor, 2000. v. 1. 32p.
1999
HENNING, L. M. P. Apoio ao Ensino de Filosofia nas Séries Iniciais. 1. ed. Londrina: Editora UEL, 1999. v. 01. 198p.
KOHAN, Walter Omar; WUENSCH, A. M. (Org.). Filosofia para Crianças: A tentativa pioneira de Matthew Lipman. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999. 181p.
KOHAN, Walter Omar; WAKSMAN, V. (Org.). Filosofia para Crianças na prática escolar. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999. 224p.
KOHAN, Walter Omar; LEAL, Bernardina (Org.). Filosofia para Crianças em Debate. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999. 464p.
KOHAN, Walter Omar; KENNEDY, David (Org.). Filosofia e Infância. Possibilidades de um Encontro. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999. 271p.
1997
KOHAN, Walter Omar; WAKSMAN, V. (Org.). Qué es filosofía para niños? Ideas y propuestas para pensar la educación. 1. ed. Buenos Aires, Argentina: EUDEBA (Universidad de Buenos Aires), 1997. v. I. 414p.
1996
KOHAN, Walter Omar; CERLETTI, Alejandro. La filosofía en la escuela. 2. ed. Buenos Aires, Argentina: EUDEBA (Universidad de Buenos Aires), 1996. v. I. 175p.
1995
GALLO, S. Educação Anarquista: um paradigma para hoje. 1. ed. Piracicaba: UNIMEP, 1995. v. 1. 252p.
GALLO, S. Pedagogia do Risco Experiências Anarquistas em Educação. Campinas: Papirus, 1995. v. 1. 192p.
SOUZA, Sonia Maria Ribeiro de. Um outro olhar: Filosofia. São Paulo: FTD, 1995.