O Laboratório de Pesquisa e Ensino de Filosofia (LaPEFil) foi criado em 2013 por um grupo de docentes da Universidade Federal do ABC (UFABC), tendo como objetivo investigar o Ensino de Filosofia a partir de uma perspectiva filosófica, ou seja, tomando-o como problema e objeto de pesquisa da própria Filosofia. Assume-se, pois, a radicalidade do perguntar filosófico para refletir sobre temas relativos ao próprio fazer filosófico, transformando essa prática em um problema a ser pensado e fomentando respostas pessoais críticas às diversas perguntas que tangem o ensino dessa disciplina. Neste sentido, o LaPEFil reúne pesquisadoras e pesquisadores que problematizam filosoficamente a práxis docente e tomam o ensino-aprendizagem como momento de produção filosófica.
Uma vez que o(a)s integrantes do LaPEFil compreendem que, no campo da Filosofia do Ensino de Filosofia, pesquisa e ensino são indissociáveis, as atividades do grupo abarcam também ações de ensino e de extensão.
Ademais, nos últimos anos o LaPEFil tem participado – junto com colegas do GT da ANPOF Filosofar e Ensinar a Filosofar – da coleta do acervo da área de Ensino de Filosofia no Brasil. Por conseguinte, a página institucional do grupo pretende constituir-se também como um repositório das produções do referido campo, disponibilizando a professoras e professores de Filosofia materiais que possam ser usados na pesquisa filosófica e no ensino de Filosofia.
Convidamos todas e todos a navegar neste sítio e contribuir para a consolidação do Ensino de Filosofia como subárea de pesquisa filosófica.
Sugestões e materiais podem ser enviados para lapefil@gmail.com.