2009

ALVES, Dalton José. A filosofia como matéria de ensino: história e questões metodológicas. Publicatio UEPG. Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Lingüística, Letras e Artes (Impresso), v. 17, p. 177-187, 2009. Link: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/humanas/article/view/1771/1316

ALVES, Dalton José. O filosofar e a educação filosófica em sala de aula no ensino médio. Revista de Filosofia SEAF, v. 8, p. 229-246, 2009.

CATALANI, C.; VELASCO, P. D. N. Sobre a lógica no programa Filosofia para Crianças. Childhood & Philosophy, v.5, n.10, jul/dez.2009, p. p. 283-316. Link: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhood/article/view/20589/14915

EIDAM, Heinz; TOMAZETTI, E. M.; SANTOS, R. Questionamentos filosóficos em sala de aula: ou 27 teses para uma necessária ignorância do professor. Revista Filosofazer, v. 1, p. 169-180, 2009. Link: http://filosofazer.ifibe.edu.br/index.php/filosofazerimpressa/article/view/153/150

GALLO, S.. Le problème et l’expérience de la pensée: implications pour l’enseignement de la philosophie. Recherches en Éducation, v. 6, p. 49-58, 2009. Link: http://www.recherches-en-education.net/spip.php?page=imprimer&id_article=104

GALLO, S. Heterotopías en el espacio educacional: repensando el poder en las relaciones pedagógicas. Cuadernos de Psicopedagogía, v. 6, p. 91-98, 2009. Link: https://revistas.uptc.edu.co/index.php/psicopedagogia/article/view/542

HORN, Geraldo Balduino; ARAÚJO, Fabiana Muranaka Do Bonfim e. “Educação pela Filosofia” e a construção do currículo no Ensino fundamental: perspectivas conflitantes. Trilhas Filosóficas (Online), v. II, p. 26-38, 2009. Link: http://periodicos.uern.br/index.php/trilhasfilosoficas/article/view/57/55

LORIERI, M. A. Cultura, barbárie e educação em Edgar Morin. Notandum (USP), v. 13, p. 35-42, 2009. Link: http://www.hottopos.com/notand_lib_13/lorieri.pdf

LORIERI, M. A.; ALMEIDA, Cleide Rita Silvério de; DIAS, E. T. D. M.; PETRAGLIA, Izabel Cristina. Filosofia e formação humana. Notandum (USP), v. 13, p. 53-62, 2009. Link: http://www.hottopos.com/notand_lib_13/ffhum.pdf

LORIERI, M. A.; CORREIA, E. S. Teoria e método no pensamento de Edgar Morin. Cadernos de Pós-Graduação (UNINOVE), v. 8, p. 66-77, 2009. Link: http://periodicos.uninove.br/index.php?journal=cadernosdepos&page=article&op=view&path%5B%5D=2088&path%5B%5D=1566

LORIERI, M. A.; SANTOS, C. F. O lugar da Filosofia na experiência educativa. Páginas de Filosofia (São Bernardo do Campo), v. 1, p. 23-45, 2009. Link: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/PF/article/view/1406/1564

LORIERI, M. A. A proposta de educação moral no Programa de Filosofia para Crianças-Educação para o Pensar. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, v. 11, p. 58-70, 2009. Link: http://periodicos.unb.br/index.php/resafe/article/view/4213/3857

PAGNI, P. A. Dimensão Estética, linguagem e comunicação na experiência educativa: divergências entre Dewey e Adorno. Educação e Filosofia (UFU. Impresso), v. 23, p. 169-188, 2009. Link: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2193/1807

PIMENTA, A. R.; NASCIMENTO, G. Educação e autonomia em Gramsci. Evidência (Araxá), v. 5, p. 17-38, 2009. Link: https://www.uniaraxa.edu.br/ojs/index.php/evidencia/article/view/339/321

SECCO, G. D. Ensino de Filosofia e Currículo. Crítica. Revista de Filosofia e Ensino, v. 1, 2009.
TOMAZETTI, E. M. Sobre ensino, aprendizagem e resistência na aula de filosofia no Ensino Médio. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, v. 13, p. 41-53, 2009. Link: http://periodicos.unb.br/index.php/resafe/article/view/4380/3994