2014
ALVES, Dalton José. O ensino de filosofia nos anos de repressão pós-1964. Ensaios Filosóficos, v. 10, p. 44-63, 2014. Link: http://www.ensaiosfilosoficos.com.br/Artigos/Artigo10/ALVES_D_O_ensino_de_filosofia_nos_anos_de_repressao_pos_1964.pdf
ALVES, Dalton José; GUIMARAES, M. S.; BRUST, W. A.; NASCIMENTO, A. B.; VOLZ, R. F. P.; MOREIRA, M. M.; SOUZA, J. A.; SEGAL, R. L.; ARAUJO, E. S.; THOME, J. S. Filosofia na sala de aula: histórico e aprendizado de um projeto de extensão universitária. Raízes e Rumos, v. 2, p. 149, 2014. Link: http://www.seer.unirio.br/index.php/raizeserumos/article/view/5560/5046
CATALANI, C.; VELASCO, P. D. N. A maiêutica socrática e o professor lipmaniano: uma relação possível? Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, Número 22: mai-out/2014, p. 2-23. Link: http://periodicos.unb.br/index.php/resafe/article/view/4648/4237
CEPPAS, Filipe. Responsabilidade do ensino de filosofia nos trópicos. O professor‐xamã. O Que nos Faz Pensar (PUCRJ), v. 34, p. 237-247, 2014. Link: http://www.oquenosfazpensar.fil.puc-rio.br/index.php/oqnfp/article/view/414/413
FLOR DO NASCIMENTO, Wanderson. Entre a educação e a política: a colonialidade. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, v. 23, p. 444-458, 2014. Link: http://periodicos.unb.br/index.php/resafe/article/view/4708/4293
GUIMARAES, M. S. O transe e o trânsito das disciplinas no ensino médio. Trilhas Filosóficas (Online), v. 7, p. 103-127, 2014. Link: http://periodicos.uern.br/index.php/trilhasfilosoficas/article/view/1260/706
GUIMARAES, M. S.; ALVES, D. J.; BRUST, W. A. Filosofia na Sala de Aula: histórico e aprendizado de um projeto de extensão universitária. Raízes e Rumos, v. 2, p. 141-152, 2014. Link: http://www.seer.unirio.br/index.php/raizeserumos/article/view/5560/5046
HENNING, L. M. P.; MAURANO, L. M. S. Filosofia da Educação Brasileira: origem e importância. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, v. 21, p. 47-71, 2014. Link: http://periodicos.unb.br/index.php/resafe/article/view/4627/4217
KOHAN, Walter Omar; KENNEDY, David. A escola e o futuro da SKHOLÉ: um diálogo preliminar. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, v. 22, p. 154-162, 2014. Link: http://periodicos.unb.br/index.php/resafe/article/view/4657/4247
LANGON, M.; AGRATTI, L.; APPEL, E.; GALLO, S.; HEUSER, E. M. D. Uma conversa-viagem: Entre o passado e o futuro do ensino de filosofia. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, v. 1, p. 193-219, 2014. Link: http://periodicos.unb.br/ojs248/index.php/resafe/article/view/10188/7487
MAAMARI, Adriana Mattar. A Construção do Professor de Filosofia. Educação (São Paulo), v. 1, p. 34-35, 2014.
MAAMARI, Adriana Mattar; SILVA, D. G. M. A filosofia acuada: breves indagações sobre vida e morte no ensino de filosofia. Universitas – reflexões sócio-filosóficas, v. 13, p. 97-106, 2014. Link: https://revistauniversitas.inf.br/index.php/UNIVERSITAS/article/view/172/114
MAAMARI, Adriana Mattar. O ensino laico e a formação filosófica. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos), v. 8, p. 86-95, 2014. Link: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1090/358
MORAES, Simone B. A.; TOMAZETTI, E. M. Análise dos trabalhos publicados nos livros do Simpósio Sul-Brasileiro Sobre Ensino de Filosofia que versam sobre TIC e ensino de filosofia. Revista do NESEF Filosofia e Ensino, v. 4, p. 33-45, 2014. Link: https://revistas.ufpr.br/nesef/article/view/54678/33184
MORAES, Simone B. A.; TOMAZETTI, E. M. Ensino de filosofia e TIC: experiências do PIBID. Intersaberes (Facinter), v. 9, p. 345-360, 2014. Link: https://www.uninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/667/419
MORAES, Simone B. A.; TOMAZETTI, E. M. Experiências do PIBID FILOSOFIA da UFSM no projeto “O homem e a tecnologia no século XXI”. Polyphonía, v. 25, p. 1-16, 2014. Link: https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/38213/19355
NASCIMENTO, C. L. L. Ciência, religião e educação: Locke leitor de Bacon. Revista Pesquisa em Foco em Educação e Filosofia, v. 7, p. 1-14, 2014. Link: http://www.educacaoefilosofia.uema.br/imagens/7.%20ChristianLindberg%20-%20texto%20completo.pdf
NASCIMENTO, C. L. L. Locke e a formação do gentleman. IXTLI – Revista Latinoamericana de Filosofia de la Educación, v. 1, p. 239-256, 2014. Link: http://ixtli.org/revista/index.php/ixtli/article/view/19/19
NOGUERA, Renato ou NOGUEIRA JR., R. O tabu da filosofia. Filosofia (São Paulo), v. 1, p. 45, 2014.
PAGNI, P. A. Filosofia da Educação no Brasil: concepções, impasses e desafios para a sua constituição como campo de pesquisa e o seu ensino nas duas últimas décadas. Educação e Filosofia (UFU. Impresso), v. 28, p. 773-808, 2014. Link: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22469/15321
PAGNI, PEDRO ANGELO. O sentido ético da dramática de si e o significado político da poética da diferença na pragmática do ensino: considerações à luz de Foucault. Espaço Pedagógico, v. 21, p. 80-96, 2014. Link: http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/3874/2532
PAGNI, Pedro Angelo. Pensar a ética da amizade na escola: a emergência da poética na educação e uma atualização da estética da existência. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, v. 23, p. 364-386, 2014. Link: http://periodicos.unb.br/index.php/resafe/article/view/4701/4286
RIBEIRO, Tatiana de Mello; TOMAZETTI, E. M. Programa institucional de bolsa de iniciação à docência – Filosofia/UFSM: dispositivo de práticas docentes. Revista do NESEF Filosofia e Ensino, v. 1, p. 66-74, 2014. Link: https://revistas.ufpr.br/nesef/article/view/54831/33281
VELASCO, P. D. N.; BRAGA, R. C. A filosofia e seu ensino: reflexões a partir da perspectiva merleau-pontyana sobre filosofia e história da filosofia. Kriterion (UFMG), Belo Horizonte, nº 130, Dez./2014, p. 637-652. Link: http://www.scielo.br/pdf/kr/v55n130/11.pdfVELASCO, P. D. N. Olimpíadas de Filosofia do Estado de SP: práticas colaborativas do ensino-aprendizagem filosófico. Revista do NESEF Filosofia e Ensino, v. 1, n. 1, p. 8-13, set. 2014. Link: https://revistas.ufpr.br/nesef/article/view/54822/33272