2015
ARIAS, V.; HORN, Geraldo Balduino. Educação Filosófica: entre a redução às metodologias procedimentais, os limites da institucionalização e a razão instituinte. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional (Curitiba. Online), v. 24, p. 149-167, 2015. Link: https://seer.utp.br/index.php/a/article/view/331/331
CARVALHO, F. J. Sala de aula, filosofia e religião. Filosofia (SÃO PAULO), v. 1, p. 36-50, 2015.
CARVALHO, F. J. Em torno a desafios e a proposituras à educação filosófica na formação de professores de filosofia. Revista do NESEF: Filosofia e Ensino, v. 6, p. 43-57, 2015. Link: https://revistas.ufpr.br/nesef/article/view/54805/33269
CEPPAS, Filipe. O Ensino de Filosofia como ‘questão clássica’ na tradição do pensamento filosófico. Educação (UFSM), v. 40, p. 53-62-62, 2015. Link: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/15911/pdf
CEPPAS, Filipe. Literatura e Formação em Adorno. Cadernos de Letras da UFF, v. 50, p. 239-249, 2015.
CEPPAS, Filipe. Amor e morte no aprendizado da filosofia. Cadernos do NEFI, v. 1, p. 38-50, 2015. Link: http://www.ojs.ufpi.br/index.php/cadernosNefi/article/view/4076/2384
CEPPAS, Filipe. A educação na prosa poético-filosófica de Oswald de Andrade: uma pedagogia antropofágica. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, v. 24, p. 189-195, 2015. Link: http://periodicos.unb.br/ojs248/index.php/resafe/article/view/17466/12513
FLOR DO NASCIMENTO, Wanderson. Ensino de filosofia e filosofia africana: dimensões metafilosóficas na discussão curricular. Revista do NESEF Filosofia e Ensino, v. 6, p. 17-25, 2015. Link: https://revistas.ufpr.br/nesef/article/view/54801/33265
GALLO, S. La production des hétérotopies à l’école: souci de soi et subjetctivation. Le Télémaque (Dijon), v. 47, p. 87-95, 2015.
GALLO, S. A filosofia antropofágica e os desafios contemporâneos da educação: em torno das multiplicidades culturais. Itinerários de Filosofia da Educação, v. 13, p. 314-325, 2015. Link: http://ojs.letras.up.pt/index.php/itinerariosfe/article/view/704/681
GALLO, S. Em torno de uma poética do/no pensamento. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, v. 23, p. 350-363, 2015. Link: http://periodicos.unb.br/index.php/resafe/article/view/4698/4285
GALLO, S.; SILVA, Glaúcia Maria Figueiredo. Entre maioridade e menoridade: as regiões de fronteira no cotidiano escolar. Aprender – Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, v. 14, p. 25-51, 2015. Link: http://periodicos.uesb.br/index.php/aprender/article/viewFile/5299/5076
GELAMO, R. P.; SOUZA, P. B.; OLIVEIRA, A. Notas sobre alguns dos limites do ensino da filosofia e suas condições de possibilidade. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, v. 23, p. 491-509, 2015. Link: http://periodicos.unb.br/index.php/resafe/article/view/4722/4305
GENIS, A. D.; GALLO, S. Filosofia da Educação, Exercícios Espirituais e Arte de Existência. Educação em Foco (Juiz de Fora), v. 20, p. 95-114, 2015. Link: https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/19637
GIORDANO, Rosi. Inclusão e preconceito: acerca da filosofia e da pesquisa na formação de professores. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, v. 24, p. 288-312, 2015. Link: http://periodicos.unb.br/index.php/resafe/article/view/4770/4349
GIORDANO, Rosi; FERREIRA, I. F. Educação e formação: intersecções epistemológicas. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, v. 24, p. 166-171, 2015. Link: http://periodicos.unb.br/index.php/resafe/article/view/4757/4337
GONTIJO, Pedro Ergnaldo. Ensino e Educação Filosófica. Pólemos, v. 4, p. 6-17, 2015. Link: http://periodicos.unb.br/index.php/polemos/article/view/11661/10256
JUNKES, D.; HORN, Geraldo Balduino. Autorreflexão e autonomia do pensar como pressupostos teóricos e metodológicos do Ensino de Filosofia: análise a partir da teoria crítica. Educação (UFSM), v. 40, p. 63-74-74, 2015. Link: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/15908/pdf
HENNING, L. M. P. Estatuto da filosofia da educação, contribuições e limites à formação docente – um estudo a partir da região sul do Brasil. Itinerários de Filosofia da Educação, v. 13, p. 183-200, 2015. Link: http://ojs.letras.up.pt/index.php/itinerariosfe/article/view/696/687
HENNING, L. M. P. As relações problemáticas da Filosofia e Educação no Brasil: um exercício da Filosofia da Educação. História e Cultura, v. 4, p. 85-99, 2015. Link: https://periodicos.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/1639/1493
KOHAN, Walter Omar. Um exercício que faz escola: notas para pensar a investigação educacional a partir de uma experiência de formação no Rio de Janeiro. Educação em Foco (Juiz de Fora), v. 20, p. 159-175, 2015. Link: http://www.ufjf.br/revistaedufoco/files/2015/10/Revista-Filosofia-da-Educa%C3%A7%C3%A3o-v20-n1-1.pdf
KOHAN, Walter Omar; KENNEDY, David. La escuela y el futuro de la Scholé: un diálogo preliminar. Espacios en Blanco. Serie Indagaciones, v. 25, p. 213-228, 2015. Link: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=384541744012
LORIERI, M. A. Presença da filosofia europeia na produção em filosofia da educação no estado de São Paulo. Itinerários de Filosofia da Educação, v. 13, p. 224-237, 2015. Link: http://ojs.letras.up.pt/index.php/itinerariosfe/article/view/699/683
LORIERI, M. A.; SANTOS, R. B. Criticidade e educação filosófica de crianças e jovens. Dialogia (UNINOVE. Impresso), v. 22, p. 229-242, 2015. Link: http://periodicos.uninove.br/index.php?journal=dialogia&page=article&op=view&path%5B%5D=5759&path%5B%5D=3108
MATOS, Junot Cornélio. Formação de professores de filosofia: proposições para o debate. Eccos Revista Científica (Online), São Paulo, n. 38, p. 31-41, set./dez. 2015. Link: http://www.redalyc.org/pdf/715/71545304003.pdf
MATOS, Junot Cornélio; MEDEIROS, A. M. Reflexões e contribuições para a Metodologia do Ensino de Filosofia na perspectiva da Pedagogia da Autonomia freiriana. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, Número 24: maio-out/2015, p. 121-136. Link: http://periodicos.unb.br/index.php/resafe/article/view/4744/4326
MATOS, Junot Cornélio. Filosofando sobre o Ensino de Filosofia. O Que nos Faz Pensar (PUCRJ), v. 36, p. 367-382, 2015. Link: http://www.oquenosfazpensar.fil.puc-rio.br/index.php/oqnfp/article/view/453
MENDES, A. A. P.; HORN, Geraldo Balduino. Olimpíadas Filosóficas do Nesef: a experiência do filosofar. Revista do NESEF: Filosofia e Ensino, v. 5, p. 22-30, 2015. Link: https://revistas.ufpr.br/nesef/article/view/54783/33250
OLIVEIRA, J. A.; LORIERI, M. A. A filosofia para (re)significar ou não a existência. Eccos Revista Científica (Online), v. 38, p. 48-57, 2015. Link: http://periodicos.uninove.br/index.php?journal=eccos&page=article&op=view&path%5B%5D=6025&path%5B%5D=3135
OLIVEIRA, Paula Ramos de. A formação do professor de filosofia: entre o geral e o particular. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, v. 24, p. 221-231, 2015. Link: http://periodicos.unb.br/ojs248/index.php/resafe/article/view/17468/12515
PAGNI, Pedro Angelo. Diferença, subjetivação e educação: um olhar outro sobre a inclusão escolar. Pró-Posições (UNICAMP. Impresso), v. 26, p. 87-103, 2015. Link: http://www.scielo.br/pdf/pp/v26n1/0103-7307-pp-26-01-0087.pdf
PAGNI, Pedro Angelo. Filosofia da Educação no Brasil: uma particular experiência do pensar na educação? IXTLI: Revista Latinoameridade de Filosofía de la Educación, v. 2, n. 3, p. 11-42, 2015. Link: http://ixtli.org/revista/index.php/ixtli/article/view/26/26
PAGNI, Pedro Angelo. A (TRANS) formação humana na perspectiva foucaultiana: interpelações à educação escolar e à docência na atualidade. Educação em Foco (Juiz de Fora), v. 20, p. 15-44, 2015. Link: http://www.ufjf.br/revistaedufoco/files/2015/10/Revista-Filosofia-da-Educa%C3%A7%C3%A3o-v20-n2-1.pdf
PEREIRA, M. S.; VELASCO, P. D. N. Práticas de ensino e formação docente: notas sobre a experiência da Licenciatura em Filosofia da UFABC. Educação (UFSM), Santa Maria, v. 40, n. 1, p. 37-52, jan./abr. 2015. Link: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/15967/pdf
PINTO, S. C.; ROSA, S. M.; GELAMO, R. P.; GARCIA, A. V.; MENEZES, M. P. Ensino de Filosofia em espaços não formais: notas de uma experiência. Educação (Santa Maria. Online), v. 40, p. 657-669, 2015. Link: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/15875/pdf
RAMALHO, E. M. S. M.; LIMA, Walter Matias. Filosofia e Autonomia. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, v. 25, p. 20-39, 2015. Link: http://periodicos.unb.br/index.php/resafe/article/view/4784/4360
RONDON, R. Ne travaillez jamais – da crítica aos processos formativos do capitalismo e suas consequências. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, v. 24, p. 254-269, 2015. Link: http://periodicos.unb.br/index.php/resafe/article/view/4767/4346
SANTOS, Genivaldo de Souza; GELAMO, R. P. O tema da atenção no debate filosófico contemporâneo e sua importância na formação humana. Revista Espaço Acadêmico (UEM), v. 14, p. 42-52, 2015. Link: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/27916/14692
TOMAZETTI, E. M.; BENETTI, Cláudia Cisiane. Da História da Filosofia ao Filosofar: alguns desafios no diálogo com o não filosófico. Educação (Santa Maria. Online), v. 40, p. 75-88, 2015. Link: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/16184/pdf
TOMAZETTI, E. M.; BENETTI, Cláudia Cisiane. Exercício analítico de discursos: fórum sul de coordenadores de cursos de filosofia e simpósio sul-brasileiro sobre ensino da filosofia. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, v. 1, p. 68-84, 2015. Link: http://periodicos.unb.br/index.php/resafe/article/view/4741/4322
VELASCO, P. D. N.; BARROS, C. Z. Z.; BONOTE, M. T.; OGGIONI, S. C.; PINTOR, V. D. Identidade e Ensino da Filosofia: correspondências e problematizações. Revista Digital de Ensino de Filosofia, Santa Maria, Ano I, n. 1, jan./jun. 2015, p. 6-22. Link: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/20900/12573