2020

ALMEIDA JÚNIOR, J. B. Autonomia e motivação: os desafios da formação docente. REVISTA SUL-AMERICANA DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO, v. 34, p. 93-109, 2020.

ALVES, S. S.; MURARO, Darcísio N. A experiência de pensar conceitos e o filosofar na infância na perspectiva de Matthew Lipman – ISSN: 1984-5987. CHILDHOOD & PHILOSPHY, v. 16, p. 01-36, 2020.

AZEVEDO JUNIOR, A. B.; ZUBEN, M. C. V. Teatro filosófico: aprender e ensinar filosofia com Deleuze. REVISTA SUL-AMERICANA DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO, v. 34, p. 1-19, 2020.

BRITO, S. N. S. de; CIRINO, M. R. D. RELAÇÃO DA FILOSOFIA COM A VIDA: DESAFIO A TRILHAR NA FORMAÇÃO PARA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Dialectus, v. 20, p. 154-174, 2020.

BUGS, J.; TOMAZETTI, E. M.; OLIARI, G. A Reforma do Ensino Médio (Lei 13.415/2017): um estudo de revisão bibliográfica. POLÍTICAS EDUCATIVAS – REVISTA DO PROGRAMA DE POLÍTICAS EDUCATIVAS DO NÚCLEO EDUCAÇÃO PARA A INTEGRAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DE UNIVERSIDADES DO GRUPO MONTEV, v. 14, p. 86-97, 2020.

CANTALICE, G. F. B. S.; CIRINO, M. R. D. CONSIDERAÇÕES SOBRE O CONCEITO DE “EXPERIÊNCIA” PRESENTE NAS TEORIAS FILOSOFIA PARA/COM CRIANÇAS. REVISTA SUL-AMERICANA DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO, v. 32-33, p. 61-77, 2020.

CANTALICE, G. F. B. S.; CIRINO, M. R. D. FILOSOFIA E INFÂNCIA: FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAR EM FILOSOFIA PARA/COM CRIANÇAS. REVISTA DIGITAL DE ENSINO DE FILOSOFIA, v. 6, p. 1-13, 2020.

CILENTO, Angela Zamora; CABRERA, J. A. S. A permanência do mito do herói: educar pelo exemplo. Revista Aprender – Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, v. 24, p. 88-100, 2020.

DE CARVALHO, FLÁVIO. FILOSOFIAS E GÊNEROS: DESAFIOS PARA ENSINAR A FILOSOFAR. PROBLEMATA: REVISTA INTERNACIONAL DE FILOSOFIA, v. 11, p. 139-151, 2020.

GONTIJO, Pedro; ANDRADE, M. M. UMA INTERROGAÇÃO ACERCA DA RELAÇÃO ENTRE A FILOSOFIA E AS MULHERES NA UNIVERSIDADE. PROBLEMATA: REVISTA INTERNACIONAL DE FILOSOFIA, v. 11, p. 258-281, 2020.

L. WILKE, VALÉRIA CRISTINA. Quantas somos? Onde estamos? – Um olhar lançado sobre a evolução da formação de filósofas graduadas, entre 2000 e 2016, no brasil. PROBLEMATA: REVISTA INTERNACIONAL DE FILOSOFIA, v. 11, p. 233-257, 2020.

MAGOGA, PATRÍCIA MELO; MURARO, DARCÍSIO NATAL. A escola pública e a sociedade democrática: a contribuição de Anísio Teixeira. EDUCAÇÃO & SOCIEDADE, v. 41, p. e236819-16, 2020.

MARIZ FÉLIX, SANTANA TACIANA; DANTAS CIRINO, MARIA REILTA; SANTOS MAFRA MEDEIROS, SHIRLENE. A LUTA POR RECONHECIMENTO DA MULHER-PESQUISADORA NA FILOSOFIA E NA CIÊNCIA: EXPERIÊNCIAS DE MULHERES NORDESTINAS NA UNIVERSIDADE PÚBLICA. PROBLEMATA: REVISTA INTERNACIONAL DE FILOSOFIA, v. 11, p. 12-29, 2020.

NASCIMENTO, C.L.L. Escola partida: ética e política na sala de aula. FILOSOFIA E EDUCAÇÃO, v. 12, p. 942-949, 2020.

NASCIMENTO, C.L.L. Escola, revolução 4.0, conservadorismo e a formação do professor. REVISTA SUL-AMERICANA DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO, v. 1, p. 178-189, 2020.

NOGUEIRA, S. R.; TEIXEIRA NETO, JOSÉ. A avaliação em filosofia na perspectiva da igualdade e da emancipação: “Vontade”, “Atenção” e “Busca”. REVISTA DIGITAL DE ENSINO DE FILOSOFIA, v. 6, p. 1-14, 2020. Link: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/47956

NOGUEIRA, S. R.; TEIXEIRA NETO, JOSÉ. O Mestre Ignorante de Jacques Rancière: Um caminho para aprendizagem da Filosofia no Ensino Médio?. Revista Dialectus, v.20, p.133 – 153, 2020.  Link: http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/62612

NOGUERA, RENATO. denúncias e pronúncias: estudos afroperspectivistas sobre infâncias e educação das relações étnico-raciais. CHILDHOOD & PHILOSPHY, v. 16, p. 01-22, 2020.

NOGUERA, RENATO; ALVES, LUCIANA PIRES. Exu, a infância e o tempo: Zonas de Emergência de Infância (ZEI). Educação e Cultura Contemporânea, v. 17, p. 533-554, 2020.

OLIARI, G.; TOMAZETTI, E. M.; RIBAS, J. E.; STURZA, Raquel B. IGUALDADE E DIFERENÇA NO EXERCÍCIO DA LIÇÃO NA ESCOLA. CRIAR EDUCAÇÃO REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNESC, v. 9, p. 113-129, 2020.

OLIVEIRA, Paula Ramos de; BADIA, D. D. Uma atitude epistêmica: acolher a infância. CHILDHOOD & PHILOSPHY, v. 16, p. 1-12, 2020.

OLIVEIRA, Paula Ramos de; BADIA, D. D.; FORTUNATO, I. A INFÂNCIA E A CRIANÇA NA ARTE E NA INDÚSTRIA CULTURAL: PROBLEMA DA EDUCAÇÃO? Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 13, p. 1-15, 2020.

PEREIRA, Taís Silva. As marcas da opressão: A ausência das pensadoras nos livros didáticos de Filosofia à luz do pensamento de Iris Marion Young. Revista Ideação, v. 1, p. 465-480, 2020. Link: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/5068/4702

PIMENTA, A. R. Experiência do filosofar e do ensinar a filosofar na Educação Básica com o PROF FILO. Cuadernos Chilenos de Historia de la Educaíon, v. 14, p. 2, 2020.

PIMENTA, A. R.; SANTOS, E. B. Uma análise plurimodal do conhecimento a partir do pensamento deleuziano: uma experiência filosófica no Ensino Médio. REVISTA SUL-AMERICANA DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO, v. 34, p. 59-70, 2020.

REZENDE, E. T.; HORN, Geraldo Balduino ; MEDEIROS, J. R. . Apologia de Sócrates – tradução em vídeo-aulas. REVISTA DO NESEF: FILOSOFIA E ENSINO, v. 9, p. 109-111, 2020.

RIGUE, Fernanda M.; OLIARI, G.; STURZA, Raquel B.; TOMAZETTI, E. M.; VEIGA, Adriana Moreira da Rocha. O(a) professor(a) amateur: contrastando possibilidades com a formação de professores no Brasil. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, v. 9, p. 1-17, 2020.

RODRIGUES, Augusto; GELAMO, Rodrigo Pelloso. Um olhar para os vestígios da historiografia da filosofia nos documentos oficiais e na tradição formativa do professor de filosofia. EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE), v. 45, p. 1-24, 2020.

RODRIGUES, F. R.; VELASCO, P. D. N. À guisa da Filosofia no Ensino Fundamental, Anos Finais: da argumentação à civilidade. PRISMA, v. 2, p. 111-133, 2020.

SALES, SS; PIMENTA, A. R. Programa de Bolsas de Iniciação à Docência: as experiências educativas desenvolvidas em Escolas do Campo e Quilombolas no estado do Tocantins-Brasil. Revista Extensão, v. 14, p. 10-16, 2020.

SANTOS, Genivaldo de Souza; GELAMO, Rodrigo Pelloso. Sobrevoar a estrada ou percorrê-la a pé: o lugar da atenção na experiência do caminhar e suas possibilidades filosófico-formativas. EDUCAÇÃO E FILOSOFIA (ONLINE), v. 33, p. 959-988, 2020.

SILVA PEREIRA, Taís. Invisibilia: relato de experiência sobre um material alternativo para o ensino de filosofia. PROBLEMATA: Revista Internacional de Filosofia, v. 11, p. 152-170, 2020. Link: https://periodicos.ufpb.br/index.php/problemata/article/view/53961/31631

SILVA, J. E. F.; VELASCO, P. D. N. Competências e habilidades para a Filosofia na escola: correlações entre os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e a proposta lipmaniana de Filosofia para Crianças. REVISTA DIGITAL DE ENSINO DE FILOSOFIA, v. 6, p. 1-16, 2020.

SOARES JUNIOR, A. B.; ZUBEN, M. C. V. Sobre uma metodologia nietzschiana para o ensino médio: resultado de pesquisa. Revista Dialectus, v. 9, p. 188-208, 2020.

SOUZA, M. F. P. R. M.; NASCIMENTO, C.L.L. Cinema no Ensino de Filosofia: a Filosofia pensada e sentida na pele. Revista Dialectus, v. 1, p. 84-99, 2020.

TEIXEIRA NETO, JOSÉ. Atravessar uma questão e compartilhar a escrita. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação, v.34, p.44 – 58, 2020.Link: https://periodicos.unb.br/index.php/resafe/article/view/35131

TOLENTINO, J. Fissuras decoloniais: trauma colonial, filosofias e ensino. REVISTA SUL-AMERICANA DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO, v. vol.34, p. 110-126, 2020.

TOMAZETTI, E. M. ESTÁGIO EM FILOSOFIA E PRÁTICAS DE EXPERIÊNCIA DE SI (DOCENTE). REVISTA SUL-AMERICANA DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO, v. 1, p. 71-92, 2020.

VELASCO, P. D. N. Identidade, terceiro excluído e não contradição: notas sobre alguns pressupostos filosóficos do ensino de lógica. REVISTA DO NESEF: FILOSOFIA E ENSINO, v. 9, p. 87-107, 2020.

VELASCO, P. D. N. O que pensamos nós, formadores/as de professores/as, sobre formação docente em Filosofia? REVISTA SUL-AMERICANA DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO, v. 1, p. 12-33, 2020.

WILKE, V. C. L. PRÁTICAS NO ENSINO DE FILOSOFIA: FILOSOFANDO COM A TRADIÇÃO E COM STAR TREK DEEP SPACE NINE NA SALA DE AULA. REVISTA SUL-AMERICANA DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO, v. 34, p. 159-177, 2020.

WILKE, V. C. L. Princesas em pleno século XXI? ? histórias para meninas e mulheres empoderadas. APRENDER – Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, v. 24, p. 42-60, 2020.

ZUBEN, M. C. V.; SILVA JUNIOR, S. J. O Nó(s) que Nunca Desata: o Fio de Ariadne e o Labirinto do autoconhecimento em Dark. COMUNICAÇÃO & INFORMAÇÃO, v. 25, p. 1-25-25, 2020.