2016
ALVES, Dalton José. Metodologia da Filosofia e do Ensino de Filosofia: Tensões e Confluências. Eccos Revista Científica (Online), v. 39, p. 41-53-53, 2016. Link: http://periodicos.uninove.br/index.php?journal=eccos&page=article&op=view&path%5B%5D=6183&path%5B%5D=3179
ASPIS, R. P. L. Notas esparsas sobre filosofias da diferença e currículos. Currículo sem Fronteiras, v. 16, p. 429-439, 2016. Link: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol16iss3articles/aspis.pdf
ASPIS, R. P. L. Mulheres e Filosofias: minorias e resistência. Filosofia (São Paulo), v. 1, p. 45-50, 2016.
BADIA, Denis Domeneghetti; OLIVEIRA, Paula Ramos de. Entre a filosofia e a vida: o que é possível pensar e aprender com o projeto existencial de Michel Onfray? Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, v. 27, p. 59-68, 2016. Link: http://periodicos.unb.br/ojs248/index.php/resafe/article/view/24000/17133
BADIA, D. D.; OLIVEIRA, Paula Ramos de; FORTUNATO, I. Pensar, falar e escutar: a aula entre a filosofia e a educação. Eccos Revista Científica (Online), v. n. 41, p. 147-156, 2016. Link: http://periodicos.uninove.br/index.php?journal=eccos&page=article&op=view&path%5B%5D=6929&path%5B%5D=3424
BEVILACQUA, S.; CASARIN, P. P.; KOHAN, Walter Omar. Filosofia a scuola, i millepiani della pratica di filosofia fra pensiero, ricerca e coinvolgimento critico. Comunicazione Filosófica, v. 37, p. 110-119, 2016.
CARNEIRO, Silvio R. G. O ENEM e a leitura de textos filosóficos: análise de alguns parâmetros para a sala de aula. Revista do NESEF Filosofia e Ensino, v. 6, p. 26-42, 2016. Link: https://revistas.ufpr.br/nesef/article/view/54802/33267
CARVALHO, F. J. Cartografias e a formação de professores: o papel filosófico-pedagógico dos professores de Filosofia. Eccos Revista Científica (ONLINE), v. 39, p. 29-39, 2016. Link: http://periodicos.uninove.br/index.php?journal=eccos&page=article&op=view&path%5B%5D=6182&path%5B%5D=3180
CARVALHO, Flávio; BATISTA, Tarciano. S. Michel Foucault e Mario de Andrade: a subjetividade em crise em Macunaíma. In: Ariús, v. 22, p. 33-56, 2016. Link: http://www.ch.ufcg.edu.br/arius/01_revistas/v22n2/CARVALHO;%20BATISTA%20-%20Michel%20Foucault%20e%20Mario%20de%20Andrade%20-%20a%20subjetividade%20em%20crise%20em%20Macuna%C3%ADma.pdf
CEPPAS, Filipe. La vision de monde amérindienne et l’enseignement de la philosophie. Cahiers Critiques de Philosophie, v. 16, p. 69-79, 2016. Link: http://www.editions-hermann.fr/4945-cahiers-critiques-de-philosophie-n16.html
GALLO, S. The care of the self and biopolitics: Resistance and practices of freedom. Educational Philosophy and Theory, v. 48, p. 1-11, 2016. Link: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00131857.2016.1204735?journalCode=rept20
GALLO, S.; SILVA, Glaúcia Maria Figueiredo. Entre la mayoridad y minoridad: las regiones de frontera en el cotidiano escolar. Reflexiones Marginales, v. 3, p. 1-15, 2016. Link: http://reflexionesmarginales.com/3.0/entre-la-mayoridad-y-minoridad-las-regiones-de-frontera-en-el-cotidiano-escolar/
GALLO, S.; FILORDI DE CARVALHO, Alexandre. Des lycéens se constituent en « groupe sujet »- et réinventent une confiance politiqueHigh school students form a -group subject– and reinvent a political trust. The case of state schools in São Paulo in BrazilUnos alumnos de instituto forman un -grupo sujeto– y reinventan una confianza política. Los casos de las escuelas del Estado de São Paulo en Brasil. Revue Internationale d’Éducation Sèvres, v. 1, p. 137-146, 2016. Link: https://journals.openedition.org/ries/5537
GONTIJO, Pedro. O ensino de filosofia no brasil: algumas notas sobre avanços e desafios. Perspectivas, v. 2, p. 3-17, 2017. Link: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/perspectivas/article/view/3736/9734
HENNING, L. M. P. Formação do professor de filosofia para o ensino médio: uma análise a partir de dados da realidade fornecidos por professores paranaenses. Revista Educação em Análise, v. 01, p. 120-146, 2016.Link: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/20815/18075
HORN, Geraldo Balduino; MENDES, A. A. P. Ensino de Filosofia: método e recepção filosófica em Agnes Heller. Educar em Revista (Impresso), v. 62, p. 279-293, 2016. Link: http://www.scielo.br/pdf/er/n62/1984-0411-er-62-00279.pdf
KOHAN, Walter Omar. Inventamos ou erramos: um princípio para pensar a dimensão filosófica da educação? Itinerários de Filosofia da Educação, v. 13, p. 326-338, 2016.
KOHAN, Walter Omar. A necessidade do impossível: pensar, ensinar, ler… a filosofia de uma escola popular. Leitura: Teoria e Prática, v. 34, p. 13-25, 2016. Link: https://ltp.emnuvens.com.br/ltp/article/view/507/329
KOHAN, Walter Omar. Time, Thinking, and the Experience of Philosophy in School. Philosophy of Education Archive, v. 2016, p. 513-522, 2016.
LOPES, Rodrigo Barbosa. Esboço para um pensamento da diferença e do devir deficiente na educação. Childhood & Philosphy, v. 12, p. 277-308, 2016. Link: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhood/article/view/24972/18062
LORIERI, M. A. O papel da filosofia na formação humana. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, v. 26, p. 161-174, 2016. Link: http://periodicos.unb.br/index.php/resafe/article/view/4866/4431
LYRA, Edgar. A Filosofia na Base Nacional Comum Curricular. Revista Coletiva Fundaj, v. 16, 2016.
Link: http://www.coletiva.org/index.php/artigo/a-proposta-da-filosofia-na-bncc/
LYRA, Edgar. Ensino de Filosofia e Compreensão de Textos Filosóficos, Resenha de “A filosofia a partir de seus problemas, de Mario Porta. O que nos faz pensar (PUCRJ), v. 38, p. 205-207, 2016.
Link: http://oquenosfazpensar.fil.puc-rio.br/import/pdf_articles/OQNFP_38_13_edgar_lyra.pdf
MAAMARI, Adriana Mattar. A Filosofia na Formação Universitária. Educação e Filosofia (UFU. Impresso), v. 1, p. 13-30, 2016.
OLIVEIRA, Paula Ramos de. Conjugar-se com o (que é) outro na experiência do filosofar. Childhood & Philosphy, v. 12, n. 25, p. 631-644, 2016. Link: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhood/article/view/25917/18838
OLIVEIRA, Paula Ramos de; BADIA, D. D.; FAVARI, Cesira Elisa; SONEGO, Ediléia Pereira. Encontrar filosofia(s) e infância(s). Revista Digital de Ensino de Filosofia (Santa Maria), v. 2, p. 3-25, 2016. Link: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/25044/15028
PAGNI, Pedro; SILVA, Divino José da; CARVALHO, Alexandre Filordi de. Biopolítica, formas de controle sobre a vida a deficiência: olhares outros sobre a inclusão e a resistência na escola. Childhood & Philosphy, v. 12, p. 205-210, 2016. Link: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhood/article/view/25334/18058
PAGNI, Pedro Angelo. Ética da amizade e deficiência: outras formas de convívio com o devir deficiente na escola. Childhood & Philosphy, v. 12, p. 343-370, 2016. Link: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhood/article/view/23016/18064
RONDON, R. Ensino superior e trabalho: a “unidimensionalidade “do discurso. Boletim Tempo Presente (UFRJ), v. 11, p. 1-18, 2016. Link: https://seer.ufs.br/index.php/tempopresente/article/view/4584/3792
SILVA, W. M.; VELASCO, P. D. N.; ZANOTELLO, M. O debate na perspectiva da Lógica Informal: uma abordagem para análise da argumentação em aulas de ciências. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Online), v.18, p. 99-127, 2016. Link: http://www.scielo.br/pdf/epec/v18n2/1983-2117-epec-18-02-00099.pdf
TOMAZETTI, E. M.; MORAES, Simone B. A. FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE FILOSOFIA: entre o saber e o fazer. Eventos Pedagógicos, v. 1, p. 744-758, 2016. Link: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/article/view/2095/1770
TOMAZETTI, ELISETE MEDIANEIRA; SCHLICKMANN, Vitor. Escola, ensino médio e juventude: a massificação de um sistema e a busca de sentido. Educação e Pesquisa, v. 42, p. 331-342, 2016.Link: http://www.scielo.br/pdf/ep/v42n2/1517-9702-ep-42-2-0331.pdf