2008

GALEFFI, D. A. O diálogo na formação transdisciplinar do educador-filósofo. Childhood & Philosophy, v. 4, p. 1-7, 2008. Link: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhood/article/view/20539/14865

GALLINA, Simone Freitas da Silva. Deleuze Leitor de Hume: Experimentação, Aprendizagem e o Pensar. Philósophos (UFG), v. 12, p. 123-144, 2008. Link: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/3388

GALLO, S. Ética e Educação em Tempos Hipermodernos. Educação e Cultura Contemporânea, v. 5, p. 97-111, 2008.

GALLO, S. Pesquisa em Educação: o debate modernidade e pós-modernidade. Pesquisa em Educação Ambiental (UFSCar), v. 3, p. 33-58, 2008. Link: https://www.researchgate.net/publication/228541125_Pesquisa_em_Educacao_o_debate_modernidade_e_pos-modernidade

GALLO, S. Filosofia e o exercício do pensamento conceitual na educação básica. Educação e Filosofia, v. 22, p. 55-78, 2008. Link: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1967/1641

GELAMO, R. P.; Pagni, P. A. Contribuições foucautianas para pensar o presente: os restos, o cuidado e o ensino. Educação e Cultura Contemporânea, v. 5, p. 179-202, 2008.

GELAMO, R. P. Pensar sem pressupostos: condição para problematizar o ensino da filosofia. Pro-Posições (Unicamp), v. 19, p. 161-174, 2008. Link: http://www.scielo.br/pdf/pp/v19n3/v19n3a08.pdf

GELAMO, R. P. O ensino da filosofia e o papel do professor-filósofo em Hegel. Trans/Form/Ação, v. 31, p. 153-166, 2008. Link: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/transformacao/article/view/987/890

GELAMO, R. P. A imanência como “lugar” do ensino de filosofia. Educação e Pesquisa (USP), v. 34, p. 127-137, 2008. Link: http://www.scielo.br/pdf/ep/v34n1/a09v34n1.pdf

HENNING, L. M. P. Análise em defesa das contribuições determinantes da “filosofia da educação” para o “ensino de filosofia” nas escolas. Itinerários de Filosofia da Educação, v. 7, p. 97-115, 2008.

KOHAN, Walter Omar. Saber, cuidado de sí y formación. El último Sócrates en el último Foucault. Ensayo y Error. Revista de Educación y Ciencias Sociales, v. 17, p. 93-118, 2008. Link: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5777153

KOHAN, Walter Omar. Da Filosofia da Educação à uma educação da filosofia. Do estatuto à experiência: da quietude ao movimento. Educação e Cultura Contemporânea, v. 5, p. 59-70, 2008.

KOHAN, Walter Omar. Sobre las antinomias de enseñar filosofía. Cuestiones de Filosofia, v. 9, p. 143-160, 2008. Link: https://revistas.uptc.edu.co/index.php/cuestiones_filosofia/article/view/631/629

KOHAN, Walter Omar. Sócrates, la filosofía y su enseñanza. Actualidad de una invención. Educação e Filosofia, v. 22, p. 115-139, 2008. Link: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1970/1645

KOHAN, Walter Omar. As possibilidades e os sentidos da extensão no campo filosófico educacional. Participação. Revista do Decanato de Extensão da Universidade de Brasília, v. 8, p. 8-15, 2008.

LORIERI, M. A. Pensamento como computação, cogitação e concepção em Edgar Morin. Notandum (USP), v. 11, p. 67-75, 2008. Link: http://www.hottopos.com/notand_lib_11/lorieri1.pdf

LORIERI, M. A. Educação e subjetividade na cultura globalizada. Notandum (USP), v. 11, p. 76-86, 2008. Link: http://www.hottopos.com/notand_lib_11/lorieri2.pdf

LYRA, Edgar. Heidegger e a Educação. Aprender (Vitória da Conquista), v. VI-10, p. 33-55, 2008. Link: http://periodicos.uesb.br/index.php/aprender/article/viewFile/4192/pdf_204

OLIVEIRA, Paula Ramos de. Crianças, literatura e filosofia. Educação e Cultura Contemporânea, v. 5, p. 193-202, 2008.

OLIVEIRA, Paula Ramos de. Filosofia na literatura: sedução, prazer e liberdade. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, v. 8/9, p. 36-44, 2008. Link: http://periodicos.unb.br/ojs248/index.php/resafe/article/view/5196/4370

PIMENTA, A. R. História da filosofia e filosofar: um olhar crítico sobre o método das estruturas de M. Gueroult. Luminária (União da Vitória), v. 1, p. 124-139, 2008.

VELASCO, P. D. N. Dos conteúdos lógicos propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais: algumas observações. Cadernos de Pós-Graduação (UNINOVE), v. 7, p.179-190, 2008. Link: http://periodicos.uninove.br/index.php?journal=cadernosdepos&page=article&op=view&path%5B%5D=1922&path%5B%5D=1500 [DOI 10.5585/cpg.v7n0.1922]

2007

ALMEIDA, Cleide Rita Silvério de; QUEIRÓZ, José J; LORIERI, M. A. Conteúdos nas pesquisas e no ensino da Filosofia da Educação no Brasil. Eccos. Revista Científica, v. 9, p. 285-306, 2007. Link: http://periodicos.uninove.br/index.php?journal=eccos&page=article&op=view&path%5B%5D=1084&path%5B%5D=824

ALMEIDA JÚNIOR, J. B. A avaliação em Filosofia. Princípios (UFRN. Impresso), v. 12, p. 145-156, 2007. Link: https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/531/461

CEPPAS, Filipe. Crítica imanente e ensino de filosofia. O Que nos Faz Pensar, v. 16, n. 21, p. 21-38, 2007. Link: http://oquenosfazpensar.fil.puc-rio.br/import/pdf_articles/OQNFP_21_02_filipe_ceppas.pdf

GALLO, S. Filosofia da Educação no Brasil do Século XX: da crítica ao conceito. Eccos. Revista Científica, v. 9, p. 261-284, 2007. Link: http://periodicos.uninove.br/index.php?journal=eccos&page=article&op=view&path%5B%5D=1083&path%5B%5D=823

GELAMO, R. P. Ensino de filosofia para não-filósofos. Filosofia de ofício ou ofício de professor: os limites do filosofar. Educação e Sociedade, v. 28, p. 231-252, 2007. Link: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302007000100012&script=sci_abstract&tlng=pt

GELAMO, R. P. Re-visitando as contribuições kantianas sobre a educação, o ensino e o filosofar. Itinerários de Filosofia da Educação, v. 5, p. 77-91, 2007.

GONTIJO, Pedro Ergnaldo. Pensando uma docência nômade: apontamentos a partir do Deleuze (aluno e professor) do Abecedário. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, p. 101/-111, 2007. Link: http://periodicos.unb.br/index.php/resafe/article/view/4146/3797

HORN, Geraldo Balduino; MENDES, A. A. P. Filosofia, ensino e resistência: construindo um espaço para a filosofia no currículo do ensino médio da escola pública paranaense. Anais. Semana de Filosofia (Guarapuava), v. 6, p. 25-36, 2007. Link: http://universidadetuiuti.utp.br/Cadernos_de_Pesquisa/pdfs/cad_pesq4/10_filosofia_cp4.pdf

KOHAN, Walter Omar. Breve historia de las prácticas filosóficas en la enseñanza básica (niveles infantil y fundamental) en América Del Sur. Diotime l’Agora, v. 34, p. 1-5, 2007. Link: http://www.educ-revues.fr/DIOTIME/AffichageDocument.aspx?iddoc=32855

LORIERI, M. A. Trabalhar com Filosofia na Educação: necessidade e possibilidade. Inter-ação (UFG. Online), v. 32, p. 13-31, 2007. Link: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/1392/2564

LORIERI, M. A.; ALMEIDA, Cleide Rita Silvério de; QUEIRÓZ, José J. Ensino e pesquisa em Filosofia da Educação: Temas? Itinerários de Filosofia da Educação, v. 6, p. 21-40, 2007.

PIMENTA, A. R. O ensino de filosofia no Brasil: um estudo introdutório sobre sua história, método e perspectiva. Cadernos da FUCAMP, v. 6, p. 45-54, 2007. Link: http://www.fucamp.edu.br/editora/index.php/cadernos/article/view/93/0

TOMAZETTI, E. M. A relação dos jovens com a Filosofia no Ensino Médio. Philósophos (UFG), v. 12, p. 57-78, 2007. Link: https://www.revistas.ufg.br/philosophos/article/view/3391

TOWNSEND, C. B.; TOMAZETTI, E. M. A mobilização de saberes nas práticas de professores nos anos inicial: um estudo de caso. Educar em Revista (Impresso), v. 1, p. 207-221, 2007. Link: http://www.scielo.br/pdf/er/n29/14.pdf

ZUBEN, M. C. V.; GUIMARAES, M. S. Crítica a idéia de formação a partir da obra de Foucault. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, v. 6/7, p. 36-44, 2007. Link: http://periodicos.unb.br/index.php/resafe/article/view/4135/3787

2006

ALMEIDA JÚNIOR, J. B. A Aula como uma Questão Filosófica. Caderno de Estudos Filosóficos, v. 02, p. 13-22, 2006.

CEPPAS, Filipe. Ensino de Filosofia: política e cidadania. Ethica (Rio de Janeiro), v. 13, p. 93-104, 2006. Link: https://philpapers.org/rec/CEPEDF

CEPPAS, Filipe. Foucault, Derrida e o Ensino da filosofia à beira da loucura. Advir (ASDUERJ), v. 20, p. 80-88, 2006.

GALLO, S. A Filosofia e seu Ensino: conceito e transversalidade. Ethica (Rio de Janeiro), v. 13, p. 17-35, 2006. Link: http://professor.ufabc.edu.br/~la.salvia/wp-content/uploads/2016/09/gallo-filosofia-e-seu-ensino-conceito-e-transversalidade.pdf

GALLO, S. Modernidade/pós-modernidade: tensões e repercussões na produção de conhecimento em educação. Educação e Pesquisa (USP), v. 32, p. 551-565, 2006. Link: http://www.scielo.br/pdf/ep/v32n3/a09v32n3.pdf

GALLO, S. O Ensino Fundamental: formação e transformação. Quaestio (UNISO), v. 8, p. 89-104, 2006. Link: http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/quaestio/article/view/153/153

GELAMO, R. P. O problema da experiência no ensino da filosofia. Educação e Realidade, v. 31, p. 09-26, 2006. Link: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/6842/4113

GUIMARAES, M. S. Ensino de Filosofia e Formação do Cidadão. Ethica (Rio de Janeiro), v. 13, p. 69-90, 2006.

HENNING, L. M. P. Reflexões sobre as relações entre a filosofia da educação e a filosofia para crianças. Tempo & Memória, v. Ano 4, p. 71-86, 2006.

KOHAN, Walter Omar. VALLE, Lílian Do. Notas para pensar a filosofia da educação no Brasil. Educação em Revista (UNESP. Marília), Marília, SP, v. 5, p. 15-22, 2006. Link: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/educacaoemrevista/article/view/588

PAGNI, P. A. Nos limiares contemporâneos da educação: interpelar as interpelações epistemológicas e hermenêuticas da filosofia da educação. Itinerários de Filosofia da Educação, v. 3, p. 295-304, 2006.

PAGNI, P. A. O problema do corpo na educação contemporânea: paralelos entre Foucault e Adorno. Itinerários de Filosofia da Educação, v. 4, p. 175-192, 2006.

PAGNI, P. A. Da polêmica sobre a pós-modernidade aos ‘desafios’ lyotardianos à Filosofia da Educação. Educação e Pesquisa (USP. Impresso), v. 32, p. 567-587, 2006.

Link: http://www.scielo.br/pdf/ep/v32n3/a10v32n3.pdf

2005

CEPPAS, Filipe. Sobre las prácticas filosóficas extra-académicas. Novedades Educativas, Buenos Aires, v. 17, n.169, p. 50-54, 2005.

GALLO, S. A Educação e as três potências do pensamento. Presente! (Centro de Estudos e Assessoria Pedagógica), v. 13, p. 37-39, 2005.

GELAMO, R. P.; LIMA, M. M. Notas (Filosóficas) Sobre o Problema da Formação de Professores. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, Brasília, v. 05, novembro, p. 03, 2005. Link: http://periodicos.unb.br/index.php/resafe/article/view/4117/3775

LORIERI, M. A. Reforma do pensamento e educação. Cadernos de Pós-Graduação (UNINOVE), São Paulo, v. 4, n.2, p. 131-138, 2005. Link: http://periodicos.uninove.br/index.php?journal=cadernosdepos&page=article&op=view&path%5B%5D=1801&path%5B%5D=1406

LORIERI, M. A. Escola e cidade que se educam. Cadernos CENPEC, v. N. 1, p. 89-97, 2005. Link: http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/153

OLIVEIRA, Paula Ramos de. O sentido da filosofia na escola: (não) é o que não pode ser. The Advance-Progress (Vidalia), v. 5, 2005.

PAGNI, P. A. O filosofar na arte de educar entre o corpo e a infância: considerações a partir de Adorno e Lyotard. Childhood & Philosophy, Montclair (USA)/ Rio de Janeiro, v. 1, n.1, p. 3, 2005. Link: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhood/article/view/20478/14804

PAGNI, P. A. A possibilidade da educação para a emancipação no presente: considerações a partir de Foucault e Adorno. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, Brasília, v. 5, 2005. Link: http://periodicos.unb.br/index.php/resafe/article/view/4111/3768

2004

ASPIS, R. P. L. O professor de filosofia: ensino de filosofia no Ensino Médio como experiência filosófica. Cadernos CEDES (Impresso), v. 24, p. 305-320, 2004. Link: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v24n64/22832.pdf

DANELON, M. Para um ensino de filosofia do caos e da força: uma leitura à luz da filosofia nietzschiana. Cadernos do CEDES (UNICAMP), Campinas, v. 64, p. 345-358, 2004. Link: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v24n64/22835.pdf

FAVERO, L. L.; CEPPAS, Filipe; GONTIJO, P. E.; GALLO, S.; KOHAN, W. O. O Ensino de Filosofia no Brasil: um mapa das condições atuais. Cadernos do CEDES (UNICAMP), Campinas, v. 24, n.64, p. 257-280, 2004. Link: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v24n64/22830.pdf

GALLINA, Simone Freitas da Silva. O ensino de filosofia e a criação de conceitos. Cadernos do CEDES (UNICAMP), Campinas, v. 24, p. 359-371, 2004. Link: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v24n64/22836.pdf

GALLO, S. A Filosofia no Ensino Médio e seu caráter interdisciplinar. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, v. 02, n.–, p. —–, 2004. Link: http://periodicos.unb.br/index.php/resafe/article/view/3919/3590

GALLO, S. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental: entre o oficial e o alternativo. Comunicações (Piracicaba), Piracicaba, v. 11, n.1, p. 17-27, 2004.

GALLO, S. Repensar a educação: Foucault. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 29, n.1, p. 79-97, 2004. Link: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/25420/14746

GALLO, S. Filosofia da Educação e Paciência do Conceito. Espacios en Blanco. Serie Indagaciones, Tandil, Argentina, v. 14, p. 135-152, 2004. Link: http://www.espaciosenblanco.unicen.edu.ar/pdf/numerorosanterior/Revista_Espacios_en_Blanco_N14.pdf

GIORDANO, Rosi. Da danificação da cultura ao dilaceramento do sujeito: O ensino da filosofia entre o preconceito e a experiência. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, Brasília, v. 3, n.3, p. 1-12, 2004. Link: http://periodicos.unb.br/index.php/resafe/article/view/3992/3662

GONTIJO, Pedro Ergnaldo; VALADÃO, Erasmo Baltazar. Ensino de filosofia no ensino médio nas escolas públicas no Distrito Federal: história, práticas, e sentidos em construção. CADERNOS CEDES (IMPRESSO), Campinas – São Paulo, v. 24, n.64, p. 285-304, 2004. Link: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622004000300003&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

KOHAN, Walter Omar. Uma experiência de filosofar: Sócrates. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, Brasília, DF, v. 2, 2004. Link: http://periodicos.unb.br/ojs248/index.php/resafe/article/view/5422/4521

KOHAN, Walter Omar. GONTIJO, Pedro Ergnaldo; FÁVERO, Altair; CEPPAS, Filipe; GALLO, Sílvio Donizetti de Oliveira. O ensino da filosofia no Brasil: um mapa das condições atuais. Cadernos CEDES (Impresso), Campinas, SP, v. 24, n.64, p. 257-284, 2004. Link: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v24n64/22830.pdf

LORIERI, M. A. Aprender a investigar na Educação Básica. Eccos. Revista Científica, São Paulo, v. 6, n.2, p. 67-85, 2004. Link: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=71560204

PAGNI, P. A.; ALVES, Catharina Edna Rodriguez. Fernando de Azevedo: o delineamento de um humanismo pedagógico para fundamentar uma proposta político-educacional, suas fontes e asserções. Educação em Revista (Marília), Marília, v. 5, n.1, p. 23-34, 2004. Link: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/educacaoemrevista/article/view/589

2003

CEPPAS, Filipe. Indústria Cultural e Educação, o novo canto da sereia. Educação e Sociedade, Campinas, v. 24, n.82, p. 343-347, 2003. Link: http://www.scielo.br/pdf/es/v24n82/a28v24n82.pdf

GALLO, S. Globalização, conhecimento e educação: questões políticas e epistemológicas. Mimeses (Bauru), Bauru, v. 24, n.1, p. 91-108, 2003. Link: https://secure.usc.br/static/biblioteca/mimesis/mimesis_v24_n1_2003_art_04.pdf

KOHAN, Walter Omar. Três lições de filosofia da educação. Educação & Sociedade (Impresso), Campinas, SP, v. 24, n.82, p. 221-228, 2003. Link: http://www.scielo.br/pdf/es/v24n82/a12v24n82.pdf

KOHAN, Walter Omar. Un ejercicio de filosofía de la educación. Revista Educación y Pedagogía, Antioquía, Colômbia, v. XV, n.36, p. 53-59, 2003. Link: https://aprendeenlinea.udea.edu.co/revistas/index.php/revistaeyp/article/view/5960/5370

OLIVEIRA, Paula Ramos de. Questões de (de)formação: da política educacional à sala de aula. The Advance-Progress (Vidalia), v. 3, n.1, 2003.

PAGNI, P. A. Subjetividade, corpo e educação na obra de Marcuse. Perspectiva (Florianópolis), Forianópolis, v. 21, n.1, p. 79-120, 2003. Link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/10200/9431

PAGNI, P. A.; RIBEIRO, Elisabete Aparecida. Pragmatismo e Escola Nova no Brasil. Nuances (Presidente Prudente), Presidente Prudente, v. 9, n.9-10, p. 149-166, 2003. Link: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/ric/article/view/91

2002

CEPPAS, Filipe. Contribuição para se compreender a violência nas escolas. Após, Revista da Associação dos Pós-Graduandos da PUC-Rio, v. 01, n.03, p. 75-94, 2002.

GALLO, S. A Escola Pública numa Perspectiva Anarquista. Verve (PUCSP), São Paulo, v. 01, p. 124-164, 2002. Link: https://revistas.pucsp.br/verve/article/view/4596/3188

GALLO, S. Deleuze e la pedagogia del concetto. In quiete: Il Sito di Gianfranco Bertagni, 2002. Link: http://www.gianfrancobertagni.it/materiali/filosofiacritica/gallo.htm

GALLO, S.; GRISOTTO, A. A Transversalidade da Ética na Escola. Revista de Educação. AEC, Brasília/DF, v. 31, n.125, p. 55-68, 2002.

GALLO, S. Em torno de uma educação menor. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 27, n.02, p. 169-178, 2002. Link: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/25926/15194

GUIDO, H.; OLIVEIRA, S. C. A filosofia na construção prática do conhecimento de mundo na terceira série do ensino fundamental. Ensino em Revista, Uberlândia, v. 10, n.1, p. 61-73, 2002.

KOHAN, Walter Omar. Entre Deleuze e a educação. Educação e Realidade, Porto Alegre, RS, v. 27, n.2, p. 123-130, 2002. Link: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/25922/15190

OLIVEIRA, Paula Ramos de. Chats: revisitando o mito da caverna ou Os prisioneiros das telas. The Advance Progress, v. 2 n.1, p. 1-14, 2002.

PAGNI, P. A. O ensino de Filosofia nas obras de Kant, Hegel e Nietzsche: uma breve análise histórico-filosófica. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 10, n.2, p. 111-135, 2002.

SARDI, Sérgio Augusto. A vivência como princípio metodológico no filosofar com crianças. Educação (UFSM), Santa Maria, RS, v. 27, n.2, p. 59-68, 2002. Link: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/4453/2631

SARDI, Sérgio Augusto. A filosofia pode ser ensinada? Sobre o viver, o escutar, o prazer e outras dimensões do filosofar. Caderno Marista de Educação, Porto Alegre, RS, v. 2, n.2, p. 108-120, 2002. Link: http://www.crearmundos.net/pdfsrevista7/5i.pdf

TOMAZETTI, E. M. Filosofia no ensino médio e seu professor: algumas reflexões. Educação (UFSM), Centro de Educação/UFSM, v. 27, n.02, p. 69-75, 2002. Link: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/4454/2632

2001

CEPPAS, Filipe. Uma visão crítica sobre as relações entre a filosofia da educação e as ciências da educação. Perspectiva (Florianópolis), Florianópolis, v. 19, n.02, p. 493-507, 2001. Link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/10348/9625

CEPPAS, Filipe. Congresso Brasileiro de Professores de Filosofia: Perspectivas. Paideía, Madrid, v. 2, n.55, p. 117-120, 2001.

GUIMARAES, M. S.; FARIA, F. C. C. E. Congresso Brasileiro de Professores de Filosofia. Perspectivas. Paideía, v. 55, p. 117-120, 2001.

PAGNI, P. A. A filosofia da educação de Anísio Teixeira: da doutrina política à teoria da investigação. Especiaria (UESC), Ilhéus, v. 3, n.5/6, p. 33-58, 2001.
PAGNI, P. A. A recepção e a atualidade da Filosofia da Educação produzida por Anísio Teixeira. Perspectiva (Florianópolis), Florianópolis, v. 19, n.2, p. 351-370, 2001. Link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/10233/9617